Categoria Economia  Noticia Atualizada em 29-07-2008

Juros bancários sobem 4,2 pontos no semestre
Em junho, juros dos bancos somaram 38% do PIB, os mais altos desde abril de 2007.Segundo Banco Central, juros bancários devem continuar subindo neste ano.
Juros bancários sobem 4,2 pontos no semestre

Os juros bancários tiveram, no primeiro semestre deste ano, a maior elevação para o período desde 2003, segundo revelam informações divulgadas nesta terça-feira (28) pelo Banco Central. No fim do ano passado, os juros médios, que incluem as operações com pessoas físicas e com empresas, estava em 33,8% ao ano, passando para 38% ao ano em junho de 2008, ou seja, elevação de 4,2 pontos percentuais.

Antes disso, a maior subida nos juros bancários havia ocorrido no primeiro semestre de 2003, primeiro ano da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando os juros bancários avançaram 5,8 pontos percentuais. Em dezembro de 2002, estavam em 50,9% ao ano, passando para 56,7% ao ano em junho de 2003.

No início de 2003, o cenário econômico era mais tenso. Havia uma disparada da taxa de câmbio, que chegou a beirar os R$ 4 por dólar no segundo semestre de 2002, e, por conta disso, havia impactos na inflação. Na ocasião, o Banco Central elevou os juros de 25% para 26% ao ano no semestre e o governo elevou a meta de superávit primário (recursos para pagar juros da dívida pública) 4,2% do PIB para acalmar os investidores.

Razões para o aumento

No primeiro semestre deste ano, a elevação dos juros, iniciada em abril pelo Banco Central, quando a taxa Selic passou de 11,25% para 11,75% ao ano, também teve impacto para a subida dos juros cobrados pelas instituições financeiras. Entretanto, foi só um dos fatores.

O governo também elevou, em janeiro, o IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras) nos empréstimos para pessoas físicas e empresas, para aumentar a arrecadação por conta da perda da CPMF, e para conter um pouco o crescimento do crédito bancário - e seus impactos na inflação. A exemplo de 2003, o governo também subiu a meta de superávit primário neste ano, agora para 4,3% do PIB, mas quer destinar o excedente de 0,5% do PIB, algo como R$ 14,2 bilhões, para formar o chamado "fundo soberano".

Expectativa de novas subidas

A expectativa do chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Altamir Lopes, é que o aumento dos juros bancários não será interrompido nos próximos meses. "A tendência é de elevação dos juros no segundo semestre", disse ele a jornalistas.

Isso porque, além de abril, os juros básicos da economia, determinados pelo BC, também subiram em junho e julho e devem subir ainda mais no restante deste ano. A expectativa do mercado é que a taxa Selic, atualmente em 13% ao ano, avance para 14,25% ao ano no fim de 2008, movimento que tende a ser repassado para os juros cobrados dos clientes bancários.

No início de julho, os dados do BC já mostram nova elevação. A taxa média geral subiu 1,3 ponto percentual, até 17 de julho, enquanto a taxa cobrada pelos bancos nas operações com pessoas físicas avançou 2,1 pontos percentuais, e os juros das empresas subiram 0,9 ponto percentual.

Pessoas físicas e empresas

A taxa de juros cobrada pelos bancos em suas operações com pessoas físicas somou 49,1% ao ano em junho, o que representa elevação de 1,7 ponto percentual contra o registrado em maio (47,4% ao ano) e 5,2 pontos percentuais no primeiro semestre deste ano. Em dezembro de 2007, os juros cobrados das pessoas físicas estava em 43,9% ao ano.

Dentro das modalidades de crédito para as pessoas físicas, o cheque especial buscar continuou apresentando elevação em sua taxa de juros. Em junho, atingiu o expressivo valor de 159,1% ao ano, a marca mais elevada desde agosto de 2003 (quando somou 163,9% ao ano). Contra maio, quando estava em 157,1% ao ano, a elevação foi de dois pontos percentuais. No primeiro semestre, porém, o aumento nos juros do cheque especial foi de impressionantes 21 pontos percentuais, uma vez que estava em 138,1% ao ano em dezembro de 2007.

No caso dos juros cobrados pelos bancos das empresas, a taxa média somou 26,6% ao ano em junho, contra 26,9% ao ano em maio e 22,9% ao ano em dezembro do ano passado. No semestre, a elevação dos juros bancários foi de 3,7 pontos percentuais.

Juros bancários sobem 4,2 pontos no semestre.

Em junho, juros dos bancos somaram 38% do PIB, os mais altos desde abril de 2007.Segundo Banco Central, juros bancários devem continuar subindo neste ano.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Miguel R. Pereira Netto    |      Imprimir