Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-07-2008

Terremoto atinge sul da Califórnia
População se reúne do lado de fora de prédio evacuado durante terremoto de 5,4 pontos na escala Richter que abalou o sul da Califórnia nesta terça-feira;
Terremoto atinge sul da Califórnia
Foto: AP

da Folha Online

Um terremoto de 5,4 graus na escala Richter atingiu o sul da Califórnia nesta terça-feira, fazendo prédios tremerem e provocando a retirada por precaução das pessoas de algumas construções. Não há informações sobre vítimas ou danos materiais.

O tremor foi sentido de Los Angeles a San Diego e, de forma leve, em Las Vegas.

Anteriormente, o Instituto de Pesquisas Geológicas dos EUA (U.S. Geological Survey) havia informado que a intensidade do tremor era de 5,8 graus na escala Richter. Seu epicentro foi localizado a 47 km a leste-sudeste do centro de Los Angeles, perto das montanhas Chino, no Condado de San Bernardino.

Dez tremores secundários foram sentidos nos minutos seguintes, incluindo três com intensidade estimada em 3,8 graus, e a agência dos EUA estimou que o epicentro estava a 13 km abaixo da superfície.

O porta-voz dos bombeiros de Los Angeles Brian Humphrey afirmou que não há informações sobre feridos ou danos em Los Angeles. Um comunicado do Condado de San Bernardino também não registra danos.

O terremoto ocorreu às 11h42 (15h42 em Brasília). Edifícios no centro de Los Angeles tremeram por diversos segundos. Funcionários rapidamente esvaziaram alguns edifícios de escritórios.

"Foi dramático. O prédio todo se moveu e isso durou um tempo", disse Steve Whitmore, porta-voz do xerife de Los Angeles.

"Big One"

O Estado da Califórnia, situado sobre falhas tectônicas --entre elas as mais ativas do mundo--, vive sob o temor do "Big One" -- sismo devastador previsto para ocorrer sobre a falha de San Andreas.

Cientistas estimam que há 70% de riscos de que ele possa se produzir nos próximos 30 anos.

Especialistas afirmam que a linha de falhas na região provoca um tremor de grande intensidade uma vez a cada 150 anos. A última grande tragédia ocorreu em 1857.

Em janeiro de 1994, um tremor de magnitude de 6,7 graus em Northridge, perto de Chatsworth, causou a morte de 72 pessoas e deixou 10 mil feridos.

No Condado de Orange, cerca de 2.000 membros da polícia americana participavam de uma conferência sobre gangues em um hotel em Anaheim quando o tremor chacoalhou a sala de conferências.

Mike Willever, que estava no hotel, declarou: "Primeiro, ouvimos o teto balançando, então o lustre começou a balançar e, então, houve um movimento repentino no chão.

Chris Watkins, de San Diego, disse ter sentido vários outros tremores, mas esse "foi um dos piores".

Terremoto atinge sul da Califórnia; não há registro de feridos.

População se reúne do lado de fora de prédio evacuado durante terremoto de 5,4 pontos na escala Richter que abalou o sul da Califórnia nesta terça-feira; apesar de o tremor ter sido sentido de Los Angeles a San Diego, não houve registro de feridos ou de danos significativos.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir