Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 30-07-2008

Pequim ensaia para a abertura das Olímpiadas
Nada menos do que 2008 tambores iluminados, mulheres voando no Ninho de Pássaro penduradas por cabos e várias outras atrações
Pequim ensaia para a abertura das Olímpiadas
Foto: Agência/EFE

Nada menos do que 2008 tambores iluminados, mulheres voando no Ninho de Pássaro penduradas por cabos e a celebração das tradições chinesas vão marcar a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, no próximo dia 8. Este foi o quinto ensaio para a festa, o primeiro realizado com a presença de público, formado apenas por convidados. Mais de 70 mil pessoas foram ao local. A imprensa foi proibida de tirar fotos ou fazer vídeos no estádio.

A chuva, maior pesadelo dos organizadores, castigou o estádio na segunda metade da cerimônia. Mulheres com trajes típicos que entrariam no meio do estádio durante a festa chegaram a voltar para lugares cobertos para fugir da tempestade. Apesar da chuva, o público vibrou com os abundantes efeitos de luz. O trecho da cerimônia que foi ensaiado hoje (não se sabe se outras partes da festa ainda foram escondidas) mostra tradições e invenções chinesas.

Acompanhe os melhores momentos do ensaio no horário local (onze horas a mais em relação a Brasilia):

19h40m Quando o público entra no estádio, 2008 percussionistas já estão posicionados no gramado coberto por placas. Vestidos com uma roupa branca com faixas vermelhas, eles ficam abaixados ao lado dos instrumentos.

19h57m
A lateral interna do teto do estádio vira um telão. Os percussionistas começam a tocar, e luzes saem dos tambores a cada toque. O público vibra pela primeira vez.

20h
Contagem regressiva para o início dos jogos. Os percussionistas tocam e cantam uma música que cita um provérbio de Confúcio: "Amigos vieram de tão longe, estamos muito felizes"

20h05m Oito mulheres penduradas em cabos sobrevoam o estádio. Percussionistas deixam o centro do estádio.

20h08m
Garotos vestindo roupas tradicionais chinesas atravessam o estádio com a bandeira chinesa e entregam para soldados fazerem o hasteamento. No alto do mastro, um ventilador faz a bandeira ficar tremulando o tempo todo.

20h13m Enquanto o telão mostra imagens da China, um papiro gigante é desenrolado no centro do palco, mostrando uma das invenções chinesas. Dançarinos fazem com o corpo um desenho no papel.

20h25m
A ópera de percussão entra no palco com centenas de soldados de Terracota. Em seguida, é representada a Rota da Seda percorrida por Marco Polo no século XIII, representando a troca entre a china e o Ocidente.

20h32m
Em um dos momentos mais belos da cerimônia, a música chinesa é representada por 30 pessoas em carros alegóricos. No meio do número, eles se transformam em colunas vermelhas com desenhos de dragões chineses.

20h42m
A transformação da Era Antiga para a Moderna. Roupas de garotos ganham luz, eles formam uma pirâmide que ganha o formato do Ninho do Pássaro

20h56m
A era moderna é representada por astronautas que lembram os que estiveram na abertura dos Jogos de Los Angeles/84. Os chineses, porém, voam pendurados por cabos fixados no teto do estádio. Depois, a canção-tema dos Jogos é executada.

20h59m
Outro ponto alto da cerimônia. Um gigantesco globo azul aparece no centro do palco e vira o mapa-mundi. Dançarinos correm em volta do globo penduradas em cabos de aço. No chão, milhares de pessoas mostram fotos de crianças de todos os cantos do mundo.

21h08m
Começa o desfile das delegações. Apenas um porta-bandeira e uma pessoa segurando a placa com o nome do país participam do ensaio. O Brasil é o 39º a entrar. Os únicos que ganham grandes aplausos são China e Hong Kong.

21h24m
A chuva começa a cair no meio do desfile.

21h37m
Dublês de Liu Qi, presidente do Comitê Organizador, e Jacques Rogge, presidente do COI, são chamados ao palco e declaram abertos os Jogos Olímpicos.

21h45m
O hino olímpico é executado e um atleta faz o juramento.

22h
Exatamente duas horas depois do início, o ensaio é encerrado ainda com chuva forte caindo em Pequim.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir