Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-07-2008

SP entra em alerta com dia mais seco do ano
Ciclista descansa embaixo de �rvore na avenida Sumar�, zona oeste de S�o Paulo. A cidade registrou o dia mais seco do ano
SP entra em alerta com dia mais seco do ano
Foto: Joel Silva/Folha Imagem

da Folha Online

S�o Paulo entrou nesta ter�a-feira em estado de alerta com o menor �ndice de umidade relativa do ar. De acordo a Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), �s 15h a umidade chegou a 19%, de acordo com medi��o no Mirante de Santana (zona norte). Antes, o menor �ndice foi registrado no �ltimo dia 8, com 21%, no mesmo ponto de verifica��o.

Por volta das 14h, de acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emerg�ncias) da Prefeitura de S�o Paulo, o �rg�o registrou o �ndice de 21% de umidade do ar, no Campo de Marte (zona norte). Sem previs�o de chuvas para os pr�ximos dias, este m�s de julho pode ser o mais seco dos �ltimos 14 anos, segundo o CGE.

Para a quarta-feira (30), a previs�o � do CGE � de c�u aberto com temperaturas elevadas, em torno de 28�C. A umidade deve continuar baixa, com previs�o de 26%.

De acordo com o CGE, ao menos at� quinta-feira (31) n�o h� perspectiva de chuvas. Somente a partir de domingo (3), quando uma nova frente fria rompe o bloqueio atmosf�rico e pode trazer chuva e decl�nio das temperaturas m�ximas para o Sudeste, segundo o CGE.

A OMS (Organiza��o Mundial da Sa�de) alerta que �ndices de umidade relativa do ar inferiores a 30% caracterizam estado de aten��o; de 20% a 12%, estado de alerta; e abaixo de 12%, estado de alerta m�ximo.

Os principais efeitos da baixa umidade s�o secura na garganta e nos olhos e problemas respirat�rios.

Com a baixa umidade, a recomenda��o � a de interromper atividades f�sicas ao ar livre das 11h �s 15h, por causa da combina��o entre ar seco e a maior incid�ncia de poluentes; e para ingerir muito l�quido, para evitar desidrata��o.

SP entra em alerta com dia mais seco do ano; umidade foi de 19%.

Ciclista descansa embaixo de �rvore na avenida Sumar�, zona oeste de S�o Paulo. A cidade registrou o dia mais seco do ano.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir