Categoria Politica  Noticia Atualizada em 30-07-2008

Primeiro-ministro israelense renunciará em setembro
O primeiro-ministro de Israel, Edhud Olmert, anunciou nesta quarta que deixa seu cargo em setembro deste ano
Primeiro-ministro israelense renunciará em setembro
Foto: EFE

Das agências internacionais
O primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, anunciou nesta quarta-feira que deve deixar seu cargo em setembro deste ano. Olmert falou que não irá participar das prévias do seu partido, marcadas para o dia 17 de setembro. Ele deve se demitir logo em seguida para abrir espaço para a transição ocorrer de forma eficiente.
Sua saída já era esperada há algum tempo. A popularidade do primeiro-ministro caiu abaixo de 20 por cento depois dos problemas com o Libano em 2006 e de uma série de acusações de corrupção e inquéritos que ele foi submetido nos últimos meses.

No pronunciamento em que anunciou sua saida, o primeiro-ministro fez duras críticas às acusações que vinha sofrendo neste ano. Disse ainda que estava escolhendo o bem do povo ao invés da sua justica pessoal. Apesar de reclamar das acusações, falou que se orgulha de morar num pais em que um político pode ser investigado como um cidadão comum.

Falando da beira de sua sacada, Olmert não respondeu as perguntas dos jornalistas no local.
Sucessão
Sua desistência de participar da primária, fez com que integrantes do partido Kadima já começassem a se movimentar. Os supostos candidatos a sucessão seriam a Ministra do Exterior, Tzipi Livni, e o Ministro do Transporte, Shaul Mofaz.

Livni aparece em primeiro nas pesquisas já realizadas. Se eleita, ela se tornaria a segunda mulher a ocupar o cargo na história do pais, sendo antecedida somente por Golda Meir.

Relações Internacionais
Sean McCormack, porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos declarou que o país está pronto para trabalhar com qualquer novo líder que Israel tenha.

O novo primeiro-ministro, porém, deve esperar os mesmos problemas que assolam Israel para chegar a um acordo com a Síria e a Palestina. O Ministro das Relações Exteriores da Palestina, Riad Malki, falou que as negociações não andaram muito na gestão de Olbert, apesar da aparente boa intenção dele ao lidar com o assunto.

Segundo Rogério Simões, diretor da BBC Brasil, espera-se que o novo primeiro ministro venha cumprir aquilo que o Partido Kadima vem fazendo no governo, ou seja, vendo que é necessário uma aproximação com a autoridade palestina e a existência de um estado palestino.

Primeiro-ministro israelense renunciará em setembro.

O primeiro-ministro de Israel, Edhud Olmert, anunciou nesta quarta que deixa seu cargo em setembro deste ano.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir