Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-07-2008

Justiça concede liberdade condicional a Belo
Segundo advogada do músico, ele deve deixar a prisão na sexta-feira (1º)
Justiça concede liberdade condicional a Belo
Foto: TV Globo

A juíza Cristina de Araújo Góes Lajchter, da Vara de Execuções Penais, concedeu, nesta quarta-feira (30), a liberdade condicional ao cantor e compositor Marcelo Pires Vieira, o Belo, preso desde março no Instituto Penal Cândido Mendes, no Centro. O músico foi processado e condenado a oito anos de prisão por associação para o tráfico e tráfico de drogas.

Na decisão, a juíza afirma que atendeu a pedido da defesa do cantor baseado no artigo 83 do Código Penal, que garante a liberdade a presos que já cumpriram um terço da pena ou tenham comportamento satisfatório durante a execução da pena. O Ministério Público ainda pode recorrer da decisão.

Segundo a advogada do cantor, Sandra Almeida, Belo deve deixar a prisão na sexta-feira (1º). Ela afirmou que o pagodeiro, que ficou preso por quatro anos, vai cumprir a outra metade da pena em liberdade. O cantor terá direito de realizar shows fora do Rio de Janeiro, desde que autorizados pela Justiça.

"Ele (Belo) está voltando à vida normal, mas terá que seguir algumas condições. Periodicamente, ele terá que se apresentar à Justiça e não poderá ficar na rua depois das 23h, a não ser que haja uma autorização judicial", explicou a advogada.

Preso em março
No dia 12 de março, o cantor voltou para o Instituto Penal Cândido Mendes por decisão da 8ª Câmara Criminal. Na ocasião, a ordem acolheu um pedido do Ministério Público, exigindo o cumprimento da condenação na íntegra. No entanto, a Justiça autorizou o pagodeiro a fazer três shows em São Paulo. Os eventos já estavam agendados antes da perda da liberdade condicional e do seu retorno à prisão.

Assim que foi preso, Belo conseguiu o benefício do Trabalho Extra Muro (TEM), o que lhe dava direito a sair da prisão diariamente para gravar seus CDs e fazer shows, desde que autorizados pela Justiça.

Atualmente, o cantor tem contrato de trabalho como produtor musical da empresa Prateado Vips Estúdio e Produções Artísticas, localizada em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio.

Justiça concede liberdade condicional a Belo. Segundo advogada do músico, ele deve deixar a prisão na sexta-feira (1º).

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir