Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-07-2008

Região metropolitana de SP registra menor desemprego
As informações da Pesquisa de Emprego e Desemprego, realizada pela Fundação Seade e pelo Dieese na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP)
Região metropolitana de SP registra menor desemprego
Foto: Reprodução

As informações da Pesquisa de Emprego e Desemprego, realizada pela Fundação Seade e pelo Dieese na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), mostram que a taxa de desemprego total permaneceu praticamente estável em junho, passando de 14,1%, em maio, para 13,9%, em comportamento usual para o período. Mesmo assim, essa taxa é a menor registrada para o mês desde 1996. Segundo suas componentes, a taxa de desemprego aberto variou de 9,8% para 9,7% e a de desemprego oculto, de 4,3% para 4,2%.

O contingente de desempregados reduziu-se ligeiramente (21 mil) e foi estimado em 1.460 mil pessoas, resultado que reflete as pequenas oscilações no total de ocupados (acréscimo de 16 mil trabalhadores) e na População Economicamente Ativa (redução de 5 mil pessoas).

Em junho, o nível de ocupação na RMSP manteve-se relativamente estável (0,2%) e o contingente de ocupados foi estimdo em 9.042 mil pessoas, 16 mil a mais do que em maio. Tal resultado deveu-se a comportamentos distintos entre os setores analisados: relativa estabilidade nos Serviços (-0,2%); crescimento de 3,9% no Comércio; e reduções no agregado Outros Setores (1,6%) e na Indústria (0,9%).

No conjunto das seis regiões metropolitanas onde a pesquisa é realizada, o número de desempregados foi estimado em 2.899 mil pessoas, 50 mil a menos do que no mês anterior. A taxa de desemprego total variou de 14,8%, em maio, para os atuais 14,6%, a menor para este mês desde 1998. Segundo suas componentes, a taxa de desemprego aberto diminuiu de 10,2% para 9,9% e a de desemprego oculto manteve-se em 4,7%.O desempenho da taxa de desemprego total do conjunto das regiões resultou de comportamentos diferenciados: redução no Distrito Federal, Belo Horizonte e Porto Alegre e relativa estabilidade em São Paulo, Salvador e Recife.

Região metropolitana de SP registra menor desemprego.

Fonte: Midiacon
 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir