Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-07-2008

Karadzic comparece ao tribunal e pede mais tempo
Tribunal Penal Internacional de Haia deu a ele 30 dias para declarar-se inocente ou culpado. Diante da corte, ex-líder dos sérvios na Bósnia contestou o modo como foi preso na Sérvia
Karadzic comparece ao tribunal e pede mais tempo
Foto: AP

O ex-líder sérvio Radovan Karadzic se apresentou nesta quinta-feira (31) pela primeira vez diante do Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia e pediu mais tempo para analisar as 11 acusações de genocídio, crimes de guerra e crimes contra a humanidade que pesam contra ele.

A corte determinou que ele terá 30 dias para decidir como vai ser sua defesa e declarar-se inocente ou culpado. Sua próxima aparição diante do tribunal será em 29 de agosto, segundo o juiz Alphons Orie.

Vestindo uma roupa escura e sem a barba que usava quando foi preso, Karadzic compareceu ao tribunal sem advogado e disse que iria assumir a sua própria defesa.

Em silêncio, ele ouviu as acusações. Depois, disse ao juiz seu nome completo, data e local de nascimento. Ele ouviu seu direitos e disse que havia entendido e concordado com a importância deles. Em seguida, pediu mais tempo para analisar as acusações.

Prisão contestada
Depois de acertado o prazo, Karadzic protestou diante da corte em relação às circunstâncias de sua prião, ocorrida em Belgrado no último dia 21. "Em Belgrado, fui retido de modo irregular, fui seqüestrado por civis que não conheço, não leram meus direitos, nem tive acesso ao telefone para que meus amigos não tivessem que me procurar nos hospitais", disse.

Ele também mencionou um suposto "acordo de imunidade" que ele teria fechado com o negociador dos EUA Richard Holbrooke durante a assinatura dos acordos de Dayton, em 1995, para encerrar a guerra da Bósnia em troca de sua retirada da vida pública. O juiz respondeu que o suposto acordo não estaria na alçada do Tribunal Penal Internacional.

O homem que liderou a República da Sérvia durante a guerra da Bósnia (1992-95) enfrenta acusações de genocídio pelo cerco a Sarajevo, que durou 43 dias, e pelo massacre de 8 mil muçulmanos em Srebrenica, em 1995 - considerado a pior atrocidade acontecida na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

A decisão é uma provável manobra para prolongar o julgamento, a exemplo do que fez o ex-presidente iugoslavo Slobodan Milosevic, que acabou morrendo no cárcere antes do fim de seu julgamento.

Karadzic se apresentou à corte depois de ter passado a primeira noite numa cela do centro de detenção do tribunal de crimes de guerra da ONU, em Haia, onde deve permanecer enquanto durar o julgamento.

Desde que foi preso, em Belgrado, no último dia 21, ele cortou a barba e os cabelos longos que o disfarçaram durante os anos em que viveu na clandestinidade, fingindo ser um médico alternativo.

Ele voou para a Holanda na manhã de quarta-feira, no mesmo dia em que vários ultranacionalistas liderados pelo Partido Radical Sérvio protestaram contra sua extradição e entraram em confronto com a polícia em Belgrado.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir