Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-08-2008

Sistema que descobre o passado do carro a partir da placa
Em Contagem, Minas Gerais, companhia de controle de tr�fego testa o radar "dedo duro", um equipamento que l� a placa do ve�culo
Sistema que descobre o passado do carro a partir da placa
Foto: Rayder Bragon/UOL

Rayder Bragon
Especial para o UOL
Em Contagem (MG)

Um novo sistema de detec��o de placas de ve�culos que acusa em tempo real a situa��o do carro no Departamento de Tr�nsito (Detran) de Minas Gerais, como por exemplo a exist�ncia de d�bitos como o IPVA, excesso de multas, al�m de averiguar se o carro fora roubado ou clonado antes mesmo de o motorista ser parado em fiscaliza��es de rua, est� em fase de teste na cidade de Contagem, na regi�o metropolitana de Belo Horizonte.

A tecnologia, denominada de OCR, faz a leitura da estrutura dos n�meros e letras constantes das placas de ve�culos por meio de feixes de laser e pode capt�-las a uma dist�ncia de 70 metros de onde est� instalado o aparelho.

Alimentado diariamente com dados do Detran, o sistema faz a compara��o da foto registrada com a ficha existente do carro no �rg�o. Havendo discrep�ncia entre a foto e os dados, o agente aciona os colegas para que o ve�culo seja interceptado adiante.

O aparelho mede a velocidade na qual o ve�culo trafega, identifica a cor, a marca e o modelo, al�m de fornecer o nome do propriet�rio.

Como o medidor � instalado previamente a cerca de 300 metros do local onde est� montada a blitz que ir� fazer a fiscaliza��o, e as fotos s�o transmitidas em tempo real a um notebook instalado em um dos carros da pol�cia, os idealizadores acreditam que o novo sistema dinamizar� as fiscaliza��es de tr�nsito na cidade.

A promessa de tornar as blitze feitas nas ruas da cidade "mais inteligentes" � um dos motivos que levaram a Transcon - �rg�o da prefeitura que fiscaliza e gerencia o tr�nsito do munic�pio - a operar conjuntamente com policiais militares do munic�pio o novo aparelho.

Hermiton Quirino, superintendente da Transcon, explica que o sistema s� p�de ser implementado em car�ter experimental ap�s ser firmado conv�nio entre o munic�pio de Contagem e o Detran de Minas Gerais, que det�m os dados que serviram de subs�dio �s fiscaliza��es de tr�nsito.

"Eu venho acompanhando a exibi��o t�cnica deste aparelho h� dois anos, mas s� agora pudemos coloc�-lo em pr�tica. Os testes s�o realizados para que possamos averiguar a capacidade do aparelho. Se ficar abaixo de 70% de capta��o das caracter�sticas dos ve�culos, n�o iremos utiliz�-lo", disse.

Segundo Quirino, o aparelho em teste � capaz de tirar fotos de 9 carros em fila indiana no tempo de 1 ou 2 segundos.

"O fabricante garante essa margem, mas n�s precisamos fazer os testes para vermos se isso � real. Tamb�m precisamos test�-lo em hor�rios diferentes, com a incid�ncia do sol sobre o aparelho, em dias de chuva e � noite, detec��o de placas amassadas, para assim verificamos todas as probabilidades", explicou.

Avalia��o das multas
Para o tenente Tiago Marcoline, da 1� Companhia de Miss�es Especiais da Pol�cia Militar de Contagem, que comandou blitz acompanhada pela reportagem do UOL, a vantagem oferecida pelo sistema vai mais al�m.

"A tecnologia permite que voc� verifique carros que omitirem socorro em caso de acidentes, porque, em alguns casos, se o condutor foge do local do acidente sem prestar socorro, em caso de atropelamento, por exemplo, e algu�m anota a placa do ve�culo, ele poder� ser detido em fiscaliza��es posteriores, ap�s o sistema apontar esse tipo de ocorr�ncia na qual o motorista est� incurso", disse.

Outra possibilidade apontada por Marcoline � a avalia��o da quantidade de multas que recaem sobre o ve�culo detectado na blitz, al�m da possibilidade de os policiais que participam das fiscaliza��es n�o serem pegos de surpresa.

"Com certeza, ve�culos que apresentam um elevado n�mero de autua��es s�o candidatos preferenciais a serem parados para averigua��es. Outro fator positivo � que podemos nos preparar previamente antes de abordarmos os condutores. No caso de um carro roubado ou clonado, j� saberemos qual ser� o tipo de a��o que ser� empregada", frisou.

Os testes v�o at� o dia 26 de agosto, quando a Transcon pretende estar com o banco de dados completo, o que incluir�, al�m das caracter�sticas do ve�culo, a documenta��o do propriet�rio.

Durante a fiscaliza��o de ontem, quinta-feira (31 de julho), os militares fiscalizaram cerca de 70 ve�culos com registro de ocorr�ncias anteriores que apareceram no sistema. Desse montante, cinco apresentaram problemas de documenta��o.

Sistema que descobre "passado" do carro a partir da placa entra em teste em Contagem (MG).

Em Contagem, Minas Gerais, companhia de controle de tr�fego testa o radar "dedo duro", um equipamento que l� a placa do ve�culo e automaticamente d� aos agentes de tr�nsito as informa��es completas sobre a documenta��o do carro; m�quina � capaz de fotografar nove carros em fila indiana no tempo de 1 ou 2 segundos.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir