Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 01-08-2008

Mesmo sem brilhar seleção brasileira vence amistoso
A seleção brasileira de futebol fez hoje seu ultimo teste antes das olimpiadas. Meia do Flu substitui Diego no segundo tempo, melhora o time e põe dúvida na cabeça de Dunga
Mesmo sem brilhar seleção brasileira vence amistoso
Foto: Agência/AP

Sem muito esforço, a seleção brasileira venceu o Vietnã por 2 a 0 nesta sexta-feira, em Hanói, no último amistoso antes do início dos Jogos Olímpicos de Pequim. Quem melhor aproveitou o teste em "ritmo de treino" foi Thiago Neves, que entrou no lugar de Diego no segundo tempo, melhorou a equipe e fez o segundo gol.

O Brasil estréia no Grupo C do futebol dos Jogos na próxima quinta-feira, contra a Bélgica, em Shenyang, às 6h (de Brasília). Depois, pega a Nova Zelândia, dia 10, na mesma cidade, e fecha a primeira fase contra a China, dia 13, em Qinhuangdao.

Em Hanói, o primeiro gol brasileiro foi de Alexandre Pato, após um passe de Ronaldinho Gaúcho aos cinco minutos do primeiro tempo. A partir daí, a seleção parou de jogar. E quase entregou a vitória na etapa final. Renan fez grande defesa e depois viu o Vietnã acertar sua trave, antes de Thiago Neves marcar o segundo.

Na partida, Dunga fez observações que poderão mudar o time titular na estréia dos Jogos. Os laterais Rafinha e Marcelo voltaram a jogar mal, assim como o meia Diego. Thiago Neves entou no lugar do ex-santista, deu uma nova cara à equipe, deixou sua marca com um belo gol e pode convencer o treinador. O zagueiro Thiago Silva ainda teve que deixar o campo no primeiro tempo, por causa de uma pancada, mas não preocupa por enquanto.

Objetivo alcançado: gol rápido

O Brasil precisou de apenas cinco minutos para abrir o placar. Ronaldinho Gaúcho achou Alexandre Pato entre três zagueiros, o ex-colorado entrou na área e tocou na saída do goleiro Fábio dos Santos (brasileiro naturalizado vietnamita): 1 a 0.

A partir daí, a seleção de Dunga diminuiu o ritmo. Empolgado por enfrentar os pentacampões do mundo, o Vietnã continuou na correria. A marcação em Ronaldinho aumentou, e o craque chegou a ficar irritado com o excesso de jogadores ao seu redor e as faltas.

Aos 20, preocupação para Dunga. O zagueiro Thiago Silva, que é um dos maiores de 23 anos ao lado de Ronaldinho, teve que sair de campo machucado. O volante Ramires entrou e Lucas foi improvisado na defesa, ao lado de Breno.

A segunda chance de gol brasileira saiu somente aos 33, quando Ronaldinho cobrou escanteio e Pato cabeceou para fora. Quatro minutos depois, Anderson arriscou de fora da área, mas pegou fraco e Fábio dos Santos defendeu sem dificuldade. Aos 41, Hernanes chutou de longe, mas isolou. A jogada mais bonita foi de Ronaldinho, aos 45, ao driblar um rival e dar belo passe para Pato, que estava impedido.

- A intenção era fazer um gol no início e depois segurar a bola, pois aqui faz muito calor. A proposta era essa - disse Ronaldinho, ainda no gramado, na saída do primeiro tempo.

Após bola na trave, Brasil acorda

Logo no primeiro minuto da etapa final, o Vietnã deu um susto no Brasil. Após cruzamento da direita, Ngoc Thang pegou de virada e obrigou Renan a fazer grande defesa no cantinho. O vietnamita foi aplaudido pela torcida como se tivesse marcado um gol, e acenou de volta, agradecendo o apoio.

Aos 22, novo perigo dos donos da casa. Um vietnamita soltou uma bomba e acertou a trave esquerda de Renan.

O susto acordou Dunga. O técnico tirou Diego, que não conseguiu acertar quase nada na partida, e colocou Thiago Neves. Trocou também Alexandre Pato por Jô. Ilsinho substituiu Marcelo.

O Brasil passou a correr mais. Aos 33, bom chute de Ramires de fora da área, mas a bola foi desviada pela zaga para escanteio. Dois minutos depois, Ronaldinho Gaúcho tocou para Jô, sozinho na área, mas o ex-corintiano bateu em cima do goleiro rival.

Em seguida, ainda aos 35, o segundo gol. Thiago Neves dominou a bola, driblou dois rivais e arriscou de fora da área, acertando o ângulo de Fábio dos Santos.

Aos 37, Jô também conseguiu balançar a rede, mas estava impedido e o gol foi anulado.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir