Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-08-2008

Astrólogos tranqüilizam chineses sobre eclipse solar
Um homem e seu camelo passam diante do Sol coberto pela sombra da Lua em Gaotai, na península de Gansu, na China
Astrólogos tranqüilizam chineses sobre eclipse solar
Foto: Aly Song/Reuters

Laura Sheeter
BBC News
Astrólogos chineses estão tranqüilizando as pessoas de que o eclipse total do sol, visível por todo o norte da China nesta sexta-feira, não trará mau agouro para as Olimpíadas, que serão abertas em Pequim na semana que vem.

Tradicionalmente os chineses acreditam que eclipses solares são um mau sinal. A antiga mitologia chinesa diz que elas são causadas por um cão ou um dragão celestial devorando o sol, e as pessoas batem em panelas e tambores para tentar afugentar os supostos animais.

Esta será a primeira vez neste século que um eclipse total do sol será visto na China, e ele acontece apenas uma semana antes do começo dos Jogos Olímpicos de Pequim.

A imagem dramática da sombra negra da lua cercada pelo halo incandescente do sol poderá ser vista por um bilhão de pessoas.

Ela será vísível inicialmente no nordeste do Canadá (9h21 GMT/6h21 de Brasília), passando por Groenlândia, Rússia, Mongólia, e terminando no pôr do sol no norte da China, perto da cidade de Xian, na província de Shaanxi (11h21 GMT/8h21 em Brasília).

Mas o fenômeno também está atraindo muitos turistas para as regiões chinesas onde será visível. De qualquer forma, os chineses poderão observar pela televisão: o eclipse solar será transmitido ao vivo por TV e internet na China.

Astrólogos tranqüilizam chineses sobre eclipse solar.

Um homem e seu camelo passam diante do Sol coberto pela sombra da Lua em Gaotai, na península de Gansu, na China.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir