Categoria Politica  Noticia Atualizada em 01-08-2008

Assessor especial da Presidência conversa sobre Itaipu
O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, recebe o assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, em Assunção.
Assessor especial da Presidência conversa sobre Itaipu
Foto: Norberto Duarte/AFP

da Efe

O assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, destacou ontem em Assunção (capital do Paraguai) o interesse do Brasil em discutir sobre o aproveitamento da hidrelétrica de Itaipu, que ambos os países compartilham sobre o rio Paraná.

Garcia iniciou ontem uma visita ao Paraguai em resposta a um convite feito pelo presidente paraguaio, Nicanor Duarte, com quem se reuniu na residência presidencial de Mburuvichá Róga.

"Mantivemos uma reunião muito positiva com Duarte", destacou Garcia. O assessor especial de do presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ainda que será recebido nesta sexta-feira pelo presidente eleito, o ex-bispo Fernando Lugo, que assumirá o cargo em 15 de agosto, para conversar sobre as exigências do Paraguai na represa de Itaipu.

"Vamos escutar e, obviamente, pela importância dessas questões, isso terá que fazer parte de uma conversa que no âmbito político será feita diretamente entre os dois chanceleres e os dois presidentes, e entre os técnicos nomeados pelos dois governos", destacou.

"O presidente [Lula] já manifestou a Lugo que estamos dispostos a discutir" sobre Itaipu, indicou Garcia, que, no entanto, considerou que a "renegociação do tratado [da hidrelétrica] seria muito complexa" e, além disso, teria que ser aprovada pelos Parlamentos de ambos os países.

Assessor especial da Presidência destaca no Paraguai interesse sobre Itaipu.

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, recebe o assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, em Assunção. Eles discutem o acordo sobre a hidrelétrica de Itaipu.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir