Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-08-2008

Mandela prega unidade no ANC e o respeito da democracia
Em Pret�ria, �frica do Sul, o l�der Nelson Mandela, ladeado pelo presidente do pa�s, Thabo Mbeki (dir.) e pelo presidente do Congresso Nacional Africano, Jacob Zuma,
Mandela prega unidade no ANC e o respeito da democracia
Foto: Jerome Delay/AP

PRETORIA, 2 Ago 2008 (AFP) - O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela promoveu neste s�bado a unidade no Congresso Nacional Africano (ANC), seu antigo movimento de luta contra o apartheid no poder desde 1994, abalado h� meses por conflitos internos.

"Precisamos reafirmar os princ�pios de dire��o coletiva" de nosso movimento, clamou Nelso Mandela a milhares de partid�rios do ANC, reunidos em um est�dio de Pretoria para comemorar os 90 anos do ex-presidente sul-africano.

"N�o podemos deixar que indiv�duos, fac��es ou grupos se considerem superiores � organiza��o. Precisamos de disciplina, de l�deres e de membros que respeitem o movimento", acrescentou.

O ANC est� dividido desde dezembro passado, quando o chefe do Estado, Thabo Mbeki, perdeu a dire��o do partido para o popular e controvertido Jacob Zuma, favorito para a presid�ncia do pa�s em 2009.

"Precisamos celebrar nossa tradi��o de debates, de cr�ticas e de discuss�es, sempre no respeito das institui��es da democracia", prosseguiu Mandela.

Partid�rios de Zuma, indiciado por corrup��o, lan�aram v�rios ataques contra o sistema judici�rio, que acusam de ser o instrumento de uma "manipula��o pol�tica" destinada a afastar do poder o l�der do ANC.

Mandela prega unidade no ANC e o respeito da democracia na �frica do Sul.

Em Pret�ria, �frica do Sul, o l�der Nelson Mandela, ladeado pelo presidente do pa�s, Thabo Mbeki (dir.) e pelo presidente do Congresso Nacional Africano, Jacob Zuma, assopra velas de bolo em comemora��o aos seus 90 anos, completados em 18 de julho de 2008. Mandela pregou unidade para o partido e o respeito pela democracia.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir