Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-08-2008

Bandeira do Brasil é hasteada em Pequim
Cerimônia nesta segunda-feira dá boas-vindas à delegação brasileira
Bandeira do Brasil é hasteada em Pequim
Foto: Reprodução

As cores da bandeira do Brasil já marcam, formalmente, sua presença na Vila Olímpica de Pequim. Nesta segunda-feira, a quatro dias da abertura dos Jogos, o time Brasil recebeu as boas-vindas em cerimônia realizada na Praça das Bandeiras com a presença de cerca de 60 integrantes da delegação.

- Acompanho a competição olímpica desde 1920 e a cada ano tenho notado que os organizadores evoluem, assim como nossa delegação - comentou João Havelange, Membro Honorário do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e ex-presidente da FIFA, lembrando a evolução dos Jogos Olímpicos ao longo dos anos.

A solenidade durou pouco mais de 20 minutos e foi acompanhada pelo Ministro do Esporte, Orlando Silva; pelo presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman; pelo Chefe de Missão do Brasil, Marcus Vinícius Freire, entre outros, além do Prefeito da Vila, Chen Jan. A delegação da Coréia do Norte também participou da cerimônia.

Após rápidas apresentações em francês e em inglês, línguas oficiais do Comitê Olímpico Internacional (COI), foi executado o hino olímpico. Simpático, o prefeito da Vila saudou os brasileiros em português.

- Bom dia - disse Chen Jan, arrancando aplausos.

Em seguida, Marcus Vinícius Freire foi chamado ao palanque e o hino brasileiro foi ouvido pela primeira vez na Praça das Bandeiras. Depois houve troca de presentes. O Chefe de Missão do Brasil recebeu um prato de cerâmica, tradicional souvenir da arte chinesa, e, em nome dos brasileiros, ofereceu peças do artesanato brasileiro: dois castiçais, moldados em casca de côco, resina e aço.

Os atletas brasileiros se emocionaram com a apresentação de um grupo de canto formado apenas por crianças chinesas exaltando a amizade e a harmonia entre os povos. Para Micaela, do basquete, tudo está muito bonito. Sua companheira de seleção brasileira Mamá acha que ver e ouvir os símbolos nacionais a fizeram despertar.

- Agora realmente caiu a ficha. Estou na Vila Olímpica realizando o sonho de toda uma vida. Temos que nos manter concentradas e fazer o melhor quando a competição começar - finalizou a pivô.

Bandeira do Brasil é hasteada em Pequim. Cerimônia nesta segunda-feira dá boas-vindas à delegação brasileira.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir