Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 04-08-2008

CANDIDATO POBRE FRACASSO CERTO
Sem grana é melhor nem tentar. A frase é dura e crua para os românticos e/ou idealistas, mas é a verdade
CANDIDATO POBRE FRACASSO CERTO
Foto: http://ruvr.ru

Manoel Manhães [email protected]

Sem grana é melhor nem tentar. A frase é dura e crua para os românticos e/ou idealistas, mas é a verdade. Já dizia o cantor Falcão: "Dinheiro não é tudo, mas é 100%".

Candidato pobre tem que se contentar em servir de capacho, de "escadinha" pro rico trepar e torcer pra conseguir uma "boquinha" lá na frente, uma "gratidãozinha".

Sem dinheiro, um BOM dinheiro, nenhuma candidatura se viabiliza. Toda campanha tem CU$TO$. E sem grana não dá pra superar aquela vã esperança de que "com a pequena, porém sincera, ajuda da família e dos amigos chega-se lá", NíO CHEGA!

Amigos e família podem fornecer aquele tipo de ajuda sem ônus: empréstimo de imóvel, móveis, carro, equipamentos; doação de tinta, papel (para santinhos), tecido (para faixas, camisetas), combustível; cessão de muros pra colocar faixas, outdors e trabalho de campanha na captação de votos. Só isso!!

Todos esses recursos são úteis e valiosos, mas não bastam e não substituem o dinheiro. O dinheiro sim, o dinheiro substitui, ou melhor, se converte em cada uma daquelas "ajudas" (imóveis, carros, camisetas, outdors, boca-de-urna etc).

A campanha vai além dessas "ajudinhas", por isso o dinheiro fala mais alto. O seu amigo e a sua família não bastam. O dinheiro "converte" o seu amigo e a sua família.

O candidato pobre tem "ajuda financeira" dos amigos e família, em geral, também, pobres. O candidato rico, também, tem ajuda financeira, só que seus amigos são ricos.
Começada a campanha é um fluxo de despesas permanente.

A receita do fracasso está dada, cada um sabe se vale a pena ou não insistir.

Fonte: O Autor
 
Por:  Manoel Manhães    |      Imprimir