Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 04-08-2008

Número de mortos em templo na Índia sobe a 145
Parentes choram perto do hospital para onde as vítimas de um tumulto em um templo indiano foram levadas, em Himachal Pradesh.
Número de mortos em templo na Índia sobe a 145
Foto: AP

Bappa Majumdar e Geetinder Garewal
Em Nova Delhi
Pelo menos 145 pessoas, a maioria mulheres e crianças, morreram em um tumulto ocorrido num templo no norte da Índia neste domingo, informou a polícia.

Milhares de fiéis se reúnem no templo no distrito de Bilaspur a cada ano para rezar para uma deusa hindu durante um festival anual. No domingo, mais de 3.000 tentavam entrar no templo ao mesmo tempo quando parte das grades que levavam ao templo hindu no estado de Himachal Pradesh se rompeu, provocando pânico, disseram as autoridades.

A maioria dos fiéis era do estado vizinho de Punjab. Dentre os que despencaram, estavam crianças que acabaram pisoteadas pelas pessoas que corriam para se salvar, disse a polícia.

Imagens de televisão mostraram pessoas sendo levadas ao hospital em macas, muitas gritando de dor. "Havia muita gente lá dentro e estávamos tentando encontrar espaço quando todos começaram a cair", disse Bimala, uma fiel, aos repórteres de televisão.

Tumultos em templos não são raros na Índia, onde milhares de pessoas se reúnem para rezar durante os festivais. Em 2005, cerca de 265 peregrinos foram mortos em um incidente perto de um templo no estado de Maharashtra.

Número de mortos em templo na Índia sobe a 145.

Parentes choram perto do hospital para onde as vítimas de um tumulto em um templo indiano foram levadas, em Himachal Pradesh. Fiéis estavam reunidos para uma festa religiosa de nove dias quando o empurra-empurra começou, deixando pelo menos 145 mortos.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir