Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-08-2008

Chuva interrompe estiagem de 47 dias na cidade de São Paulo
Num cruzamento da avenida Sumaré, asfalto molhado e carros com faróis acesos no final da tarde, no primeiro dia de chuva em São Paulo após 47 dias de seca
Chuva interrompe estiagem de 47 dias na cidade de São Paulo
Foto: Haroldo Sereza/UOL

Colaboração para a Folha Online

A chuva fraca que atingiu a cidade de São Paulo a partir da noite de sábado (2) deve prosseguir ao longo desta semana, segundo previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A chuva também elevou a umidade relativa do ar a 82%, segundo aferição feita às 11h deste domingo pelo Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Nas últimas semanas, os índices oscilaram abaixo dos 30%.

O volume de 14,2 milímetros de chuva (cada milímetro equivale a um litro de água por um metro quadrado) registrado entre as 9h de ontem e 9h deste domingo é o mais significativo desde o dia 16 de junho deste ano, quando a cidade foi atingida por 11,6 milímetros de chuva durante o período da medição, última chuva significativa até ontem.

Desde 16 de junho até ontem, ocorreram condensações do vapor da água, conhecidos como orvalhos, ou chuviscos que não chegam nem a interferir nos índices medidos e refrescar o tempo seco que predominava.

Umidade

Os paulistanos tiveram o julho mais seco dos últimos 65 anos, conforme medições feitas pelo Inmet. Ao menos nos próximos dias a situação será diferente e novas chuvas devem atingir São Paulo e elevar a umidade relativa do ar, segundo previsão do meteorologista Marcelo Schneider, do Inmet. Ele afirma que a tendência é de continuidade da chuva, devido a presença de novas frentes frias que devem atingir São Paulo até a próxima sexta-feira (8).

"A criação de novas áreas de instabilidade, sobretudo no centro-sul do Estado, manterá a umidade relativa do ar acima do patamar de 80%", afirma.

Segundo o Inmet, a previsão para a segunda-feira (4) é de que as chuvas fracas e isoladas devem atingir o interior e a zona leste da cidade de São Paulo. Somente na terça-feira, a chuva atingirá a cidade inteira, permanecendo então até sexta-feira, com intervalos constantes, segundo o meteorologista.

OMS

A OMS (Organização Mundial da Saúde) alerta que índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% caracterizam estado de atenção; de 20% a 12%, estado de alerta; e abaixo de 12%, estado de alerta máximo. Os principais efeitos da baixa umidade são secura na garganta e nos olhos e problemas respiratórios.

Com a baixa umidade, a recomendação é a de interromper atividades físicas ao ar livre das 11h às 15h, por causa da combinação entre ar seco e a maior incidência de poluentes; e para ingerir muito líquido, para evitar desidratação.

Chuva interrompe estiagem de 47 dias na cidade de São Paulo.

Num cruzamento da avenida Sumaré, asfalto molhado e carros com faróis acesos no final da tarde, no primeiro dia de chuva em São Paulo após 47 dias de seca.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir