Categoria Politica  Noticia Atualizada em 04-08-2008

Lula visita Argentina e se encontra com Cristina Kirchner
O presidente Lula participa de encontro com a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, e o ministro das Rela��es Exteriores argentino Jorge Taiana, em Buenos Aires.
Lula visita Argentina e se encontra com Cristina Kirchner
Foto: Juan Mabromata/AFP

da Efe
da Ansa

A presidente da Argentina, Cristina Fern�ndez de Kirchner, afirmou nesta segunda-feira que seu pa�s e o Brasil atravessam uma rela��o "in�dita" e de "comunh�o" bilateral, com uma rela��o marcada pelo "afeto" e "uma vis�o comum da necessidade desta vincula��o estrat�gica produtiva", durante a abertura de um f�rum bilateral do qual participaram mais de 300 empres�rios.

"Estamos atravessando uma etapa de crescimento e, al�m disso, uma comunh�o entre ambas as gest�es poucas vezes vista, eu diria in�dita, na hist�ria comum entre Brasil e Argentina", afirmou, no semin�rio "Argentina-Brasil: Uma Alian�a Produtiva Chave", organizado durante o Encontro Empresarial Binacional Para o Desenvolvimento de Estrat�gias de Coopera��o e Articula��o Produtiva, em Buenos Aires.

A presidente argentina disse que o evento busca "aprofundar as transforma��es que ambos os pa�ses est�o experimentando e aproveitar uma oportunidade �nica que se apresentada a n�s como alian�a bilateral, como Mercosul e como regi�o frente um mundo que muda cada m�s mais r�pido".

"Pela primeira vez em muito tempo est�o sendo modificados os termos da troca comercial internacional; muitas vezes como pa�ses emergentes nos v�amos prejudicados, hoje nos vemos favorecidos", acrescentou. "Estamos perante uma oportunidade que n�o podemos perder", disse Cristina, para a qual a regi�o "ser� no s�culo 21 uma protagonista, e n�o mera observadora".

Lula, que chegou domingo � noite a Buenos Aires acompanhado de uma grande representa��o empresarial e de boa parte de seu Gabinete, participar� nas pr�ximas horas em uma reuni�o com Cristina e o presidente da Venezuela, Hugo Ch�vez, antes de concluir sua visita � Argentina.

O semin�rio � organizado pela Chancelaria argentina, o Minist�rio da Planifica��o Federal e a Secretaria de Ind�stria, com colabora��o da UIA (Uni�o Industrial Argentina) e a Fiesp (Federa��o das Industrias do Estado de S�o Paulo).

Reconcilia��o

A imprensa argentina destacou hoje a viagem do presidente Lula ao pa�s vizinho, que teria como objetivo desfazer o mal-estar causado pela diverg�ncia de posi��es na semana passada, em Genebra (Su��a), durante as tentativas de fazer avan�ar a Rodada Doha de liberaliza��o do com�rcio mundial.

Para o di�rio argentino "La Naci�n", a visita de Lula constitui tanto para o governo de Cristina Kirchner e para o setor industrial argentino "uma oportunidade para restabelecer a confian�a perdida entre os s�cios do Mercosul". J� o jornal "P�gina 12" informou que o encontro entre os presidentes e empres�rios dos dois pa�ses "pretende ser um gesto de fortalecimento pol�tico ao interc�mbio comercial".

Cristina Kirchner diz que Brasil e Argentina atravessam rela��o in�dita.

O presidente Lula participa de encontro com a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, e o ministro das Rela��es Exteriores argentino Jorge Taiana, em Buenos Aires. Cristina disse que seu pa�s e o Brasil atravessam uma rela��o "in�dita" e de "comunh�o" bilateral, com uma rela��o marcada pelo "afeto".

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir