Categoria Pop & Art  Noticia Atualizada em 04-08-2008

Governo da Itália retoca pintura do século 18
Reprodução de quadro do século 18, chamado "A Verdade Desvelada pelo Tempo" e assinado pelo artista Giambattista Tiepolo, recebeu retoque para cobrir um seio feminino exposto na Itália
Governo da Itália retoca pintura do século 18
Foto: Andrew Medichini/AP

da Folha Online

Uma reprodução de um quadro do século 18 que fica na sede do governo italiano, em Roma, foi retocada para cobrir o seio desnudo de uma personagem. O quadro, chamado "A Verdade Desvelada pelo Tempo", de Giambattista Tiepolo, está pendurado em uma parede do Palácio Chigi, na sala onde o premiê de centro-direita Sílvio Berlusconi organiza entrevistas.

Citado pelo diário Il Corriere della Sera, o subsecretário da Presidência, Paolo Bonaiutti, disse que o retoque preventivo quis evitar ferir as sensibilidades de telespectadores que vissem o seio nu enquadrado logo acima da cabeça de Berlusconi. Imagens da obra antes e depois da intervenção foram reproduzidas também no La Repubblica e em outros jornais europeus.

Os jornalistas não deixaram de notar a ironia entre o pudor do gesto e os comentários de conotação sexual do líder do governo, que chegou a ter uma ex-modelo no gabinete e disse que as mulheres da direita "são mais bonitas" que da esquerda.

O original do afresco é propriedade de um museu da cidade de Vicenza. Segundo a instituição, o quadro foi inicialmente concebido como uma grandiosa peça de decoração para uma propriedade que Giambattista Tiepolo decorou nos anos de 1743 e 1744.

Governo da Itália retoca pintura do século 18 para cobrir seio.

Reprodução de quadro do século 18, chamado "A Verdade Desvelada pelo Tempo" e assinado pelo artista Giambattista Tiepolo, recebeu retoque para cobrir um seio feminino exposto na Itália. A reprodução fica na sala onde o premiê Silvio Berlusconi dá entrevistas coletivas. O seio da figura feminina do quadro foi coberto para não ferir a sensibilidade de telespectadores que vissem a cabeça do primeiro-ministro logo abaixo do corpo semi-nu.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir