Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-08-2008

Tempestade Edouard pode virar furacão ao atingir sul dos EUA
Imagem de satélite mostra a tempestade tropical Edouard se deslocando para o oeste do Golfo do México
Tempestade Edouard pode virar furacão ao atingir sul dos EUA
Foto: AP

da Efe, em Miami

A tempestade tropical Edouard ameaça se transformar em um furacão de categoria 1 na passagem pelas águas quentes do golfo do México antes de atingir, amanhã (5), os Estados do Texas e da Louisiana, informou nesta segunda-feira o Centro Nacional de Furacões americano (NHC, em inglês).

"Apesar da ligeira diminuição da força de seus ventos, Edouard ainda tem potencial para se transformar em furacão enquanto se aproxima da costa", disse à agência Efe John Cangialosi, meteorologista do NHC, com sede em Miami.

Edouard apresenta ventos máximos sustentados de 75 km/h, com rajadas mais fortes, mas "espera-se um aumento de sua intensidade nas próximas 24 horas", informou o NHC em seu boletim das 12h (horário de Brasília).

Os meteorologistas disseram que a tempestade se move em direção ao oeste com velocidade de 13 km/h, e espera-se um giro em direção a oés-noroeste (ponto a meia distância entre o oeste e do noroeste) hoje à tarde. Seguindo esse padrão de trajetória, o olho de Edouard estaria "muito próximo amanhã da parte norte do litoral do Texas ou da costa sudoeste da Louisiana".

Permanece em vigor um alerta de tempestade tropical (passagem do sistema em 24 horas) desde a foz oeste do rio Mississipi até Port O"Connor, no Texas. Também segue em vigor um alerta de furacão (passagem do sistema em 36 horas) desde o oeste de Intracoastal City, na Louisiana, até Port O"Connor.

O NHC também alertou sobre a possibilidade de formação de tornados isolados na região na noite desta segunda-feira.

Durante a temporada atlântica, que começou em 1º de junho e termina em 30 de novembro, já se formaram cinco tempestades tropicais, Arthur, Bertha, Cristóbal, Dolly e Edouard, das quais a segunda e a quarta se transformaram em furacão.

Os meteorologistas previram que a temporada será "um pouco mais ativa" que o normal, com a formação de entre seis e nove furacões e de 12 a 16 tempestades tropicais.

Tempestade Edouard pode virar furacão ao atingir sul dos EUA.

Imagem de satélite mostra a tempestade tropical Edouard se deslocando para o oeste do Golfo do México. A tempestade deve chegar amanhã nos Estados do Texas e da Louisiana, nos Estados Unidos.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir