Categoria Politica  Noticia Atualizada em 05-08-2008

Chávez e Cristina Kirchner suspendem viagem à Bolívia
Manifestantes fecham a entrada do aeroporto de Tarija durante protesto contra o encontro dos presidentes Evo Morales, Hugo Chávez e Cristina Kirchner.
Chávez e Cristina Kirchner suspendem viagem à Bolívia
Foto: AFP

BUENOS AIRES, 5 Ago 2008 (AFP) - Os presidentes de Venezuela, Hugo Chávez, e da Argentina, Cristina Kirchner, suspenderam nesta terça-feira a viagem que fariam ao departamento boliviano de Tarija, onde deviam se reunir com o presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou o dirigente venezuelano durante entrevista à imprensa em Buenos Aires.

"Resolvemos suspender a viagem a Tarija porque houve agressões contra jornalistas e protestos contra as delegações de Argentina e Venezuela - um fascismo que faz lembrar as piores épocas", justificou Chávez, afirmando ter tomado a decisão depois de conversar por telefone com Evo Morales.

Chávez acusou os Estados Unidos de promoverem ações desestabilizadoras na Bolívia antes do referendo de domingo.

"Acusamos diretamente o império dos Estados Unidos, que faz todo o possível para evitar nossa união", denunciou o dirigente venezuelano, atribuindo as supostas ações desestabilizadoras "ao desespero imperial de Mister Danger", como costuma chamar o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.

Hugo Chávez e Cristina Kirchner deveriam viajar nesta terça-feira a Tarija para participar da inauguração de uma usina de produção de gás financiada parcialmente pelas estatais Enarsa (Argentina) e PDVSA (Venezuela).

Chávez e Cristina Kirchner suspendem viagem à Bolívia.

Manifestantes fecham a entrada do aeroporto de Tarija durante protesto contra o encontro dos presidentes Evo Morales (Bolívia), Hugo Chávez (Venezuela) e Cristina Kirchner (Argentina). Chávez e Kirchner cancelaram viagem após o incidente.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir