Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-08-2008

Material radioativo é encontrado em laboratório do Rio
Agentes fazem uma vistoria para encontrar materias radioativos no laboratório Enila, que foi desativado em 2003, em Jacarezinho, Rio de Janeiro.
Material radioativo é encontrado em laboratório do Rio
Foto: Marcelo Piu/Agência JB

Uma vistoria realizada nesta quarta-feira nas instalações do laboratório Enila, no bairro do Jacaré, zona norte do Rio, constatou tonéis com vazamento de produto químico e cápsulas contendo material radioativo. O perigo é real, segundo os técnicos, uma vez que há vazamento com risco de explosão e contaminação atmosférica e fluvial.

Coordenada pela Cicca (Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais) da Secretaria do Ambiente, a ação teve o apoio da Defesa Civil, do Grupamento de Operações de Produtos Perigosos (Gopp) do Corpo de Bombeiros e de técnicos da Feema.

Utilizando equipamentos de proteção, os bombeiros vistoriaram quatro setores do laboratório. As equipes encontraram vazamento de ácido sulfúrico, produtos com armazenagem antiga, cujas embalagens já apresentam sinais de ruptura, e cápsulas com material radioativo. Essas cápsulas são componentes de equipamentos utilizados na fabricação de remédios.

De acordo com o coordenador da Cicca, major Rodrigo Sanglard, essas cápsulas não oferecem riscos à população. Mas, segundo Sanglard, caso esses equipamentos sejam furtados e ocorra ruptura das cápsulas, a contaminação será fatal, a exemplo do que ocorreu na cidade de Goiânia, em 3 de setembro de 1987, quando várias pessoas foram contaminadas, acidentalmente, pelo césio.

A secretária do Ambiente, Marilene Ramos, informou que terá uma reunião nesta quinta-feira para decidir quando será retirado o material do laboratório e qual será a sua destinação. O encontro será realizado às 16h, na sede da Defesa Civil, na Praça da Bandeira, Zona Norte do Rio, e contará com a participação de integrantes da Cicca, da Feema e do Corpo de Bombeiros.

O laboratório Enila foi desativado em 2003, por conter lote contaminado, principalmente o Celobar, utilizado em contraste de raios X. Cerca de 20 pessoas morreram e cerca de 70 ficaram com seqüelas após o uso do produto.

O escritório de advocacia que administra a massa falida do laboratório levou o fato a conhecimento da Secretaria e pediu apoio para a solução do problema.

* com informações do Governo do Estado.

Material radioativo é encontrado em laboratório do Rio.

Agentes fazem uma vistoria para encontrar materias radioativos no laboratório Enila, que foi desativado em 2003, em Jacarezinho, Rio de Janeiro. Foram encontrados tonéis com vazamento de produto químico e cápsulas contendo material radioativo.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir