Categoria Policia  Noticia Atualizada em 06-08-2008

Protógenes admite uso de agentes da Abin na investigação
Ele admitiu uso de agentes da Abin na investigação da Operação Satiagraha
Protógenes admite uso de agentes da Abin na investigação
Foto: Lula Marques/Folha Imagem

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O delegado Protógenes Queiroz admitiu hoje que a Operação Satiagraha contou com a colaboração de agentes da Abin (Agência Brasileira de Inteligência). Ele depõe para a CPI das Escutas Clandestinas da Câmara dos Deputados.

Ele negou que a Abin tenha dado apoio logístico para a Operação Satiagraha que investiga crimes financeiros e chegou a prender o banqueiro Daniel Dantas, o ex-prefeito Celso Pitta e o financista Naji Nahas.

"Não teve participação da Abin enquanto instituição, mas de alguns membros da Abin. Alguns oficiais que mantêm relação de trabalho [com a PF] participaram. Nas interceptações telefônicas, só participam policiais federais", afirmou.

Em São Paulo, a defesa de Humberto Braz, braço direito de Daniel Dantas, disse que ele procurou Humberto Chicaroni porque temia estar sendo vítima de uma campana montada pela Abin. Os três respondem a processo por corrupção por tentar subornar um delegado da Polícia Federal com o objetivo de excluir o nome de Dantas das investigações.

Segundo o advogado Renato Moraes, Braz procurou Chicaroni porque ficou sabendo que Chicaroni prestava serviços terceirizados para Abin. "Humberto Braz fora vítima dias antes da campana de membros da Abin e isso preocuparia qualquer pessoa. Por conta disso ele contatou advogados que localizaram uma pessoa que prestaria serviços a Abin para descobrir porque ele estava sendo acompanhado pela agência. Ele temia que poderia ser seqüestrado.

A defesa afirma não haver nenhum diálogo entre Dantas e Braz tratando de propina ao delegado da PF Vitor Hugo Rodrigues Alves Ferreira. "Não há nenhum diálogo entre Daniel Dantas e Humberto Braz que mencione propina ao delegado. Qualquer interpretação nesse sentido ela é unilateral da Polícia Federal", afirmou.

Protógenes admite uso de agentes da Abin na investigação da Operação Satiagraha.

Delegado da Polícia Federal, Protógenes Queiroz, presta esclarecimentos na CPI do Grampo, nesta quarta na Câmara. Ele admitiu uso de agentes da Abin na investigação da Operação Satiagraha

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir