Categoria Politica  Noticia Atualizada em 07-08-2008

Lula tenta articular retomada de Doha em Pequim
Lula se encontra com o presidente chin�s Hu Jintao. Durante o encontro, Lula defendeu a retomada das negocia��es da Rodada Doha
Lula tenta articular retomada de Doha em Pequim
Foto: Adrian Bradshaw

O presidente Luiz In�cio Lula da Silva aproveita a presen�a de l�deres internacionais em Pequim, para a cerim�nia de abertura da Olimp�ada, para promover a retomada da Rodada Doha, de liberaliza��o do com�rcio mundial.

Em encontro com o presidente chin�s Hu Jintao, na manh� desta quinta-feira, Lula pediu que os chineses voltem � mesa de negocia��es e disse que a estrat�gia de articula��o incluiria a �ndia e os Estados Unidos.

"Eu conversei com o presidente (americano) Bush por telefone no domingo. Falei com o presidente Hu Jintao hoje de amanh� e pretendo ligar para o primeiro-ministro (indiano) Singh amanh�, porque estava quase tudo certo para ser conclu�do (na rodada Doha)." Segundo o presidente, � necess�rio aliviar a tens�o sobre os negociadores para que as tentativas de entendimento possam voltar � agenda em breve. "Distensionar" "Deixa distensionar um pouco e n�s vamos retomar isso. Essas negocia��es s�o assim, s�o complicadas. Os interlocutores se desgastam, afinal de contas foram sete anos de conversas. Eu acho que vamos deixar a poeira baixar um pouco e vamos entrar em campo outra vez para ver se a gente retoma isso e faz um acordo", afirmou Lula a jornalistas que o acompanharam durante a visita oficial � Vila Ol�mpica, no come�o da tarde.

O presidente Lula se disse "otimista" e espera ver o ressurgimento do di�logo em breve. "O dado concreto � que se a gente n�o retomar isso e n�o fizer um acordo nos pr�ximos meses isso poder� demorar mais quatro ou cinco anos e ser� um preju�zo enorme." "N�s chegamos t�o perto depois de sete anos, e no Brasil n�s costumamos dizer que n�o � poss�vel morrer na praia depois de nadar tanto, ent�o eu penso que n�s estamos muito pr�ximos e eu sou otimista", afirmou.

Quest�o pequena Segundo o presidente, o desentendimento entre a China e a �ndia com os Estados Unidos sobre as tarifas na salvaguarda para proteger mercados agr�colas em desenvolvimento de importa��es vindas dos pa�ses ricos - que foram a causa do fracasso das negocia��es em Genebra no m�s passado - � um "problema pequeno". "Ou seja, eu acho que isso ser� resolvido porque a China j� tinha feito concess�es para entrar na OMC e ela n�o poderia aumentar as concess�es. Eu acho que h� um clima para isso (a retomada de Doha)", disse.

O presidente tamb�m conversou sobre investimentos com o presidente chin�s, Hu Jintao.

"N�s estamos convidando os chineses e os outros pa�ses do mundo a compartilhar dos investimentos que estamos fazendo no Brasil. N�o � pouca coisa o que estamos fazendo, seja de investimento no PAC (Programa de Acelera��o do Crescimento), seja de investimento da iniciativa privada." No encontro com o l�der chin�s, Lula tamb�m defendeu a candidatura do Rio para as Olimp�adas de 2016 argumentando que a Am�rica do Sul nunca hospedou os Jogos e que os Estados Unidos j� tiveram essa oportunidade diversas vezes.

Ap�s o encontro com o l�der chin�s, o presidente Lula foi para a Vila Ol�mpica onde almo�ou com os atletas brasileiros.

Pela tarde, ele se encontrar� com empres�rios chineses e autoridades esportivas para promover a candidatura ol�mpica do Rio na Casa Brasil, que � um local montado para abrigar os eventos brasileiros que ocorrem paralelos aos Jogos.

� noite, a agenda presidencial prev� um jantar particular na embaixada brasileira sem participa��o da imprensa.

Lula tenta articular retomada de Doha em Pequim.

Lula se encontra com o presidente chin�s Hu Jintao. Durante o encontro, Lula defendeu a retomada das negocia��es da Rodada Doha.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir