Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 11-08-2008

Brasileiro tem problema no joelho em prova
Welisson Silva sofre derrame na cartilagem e técnico lamenta: Todo mundo vai falar que ele caiu de bunda no chão
Brasileiro tem problema no joelho em prova
Foto: AGÊNCIA/REUTERS

O brasileiro Welisson Silva sofreu um derrame na cartilagem do joelho direito na prova de levantamento de peso (categoria até 69kg) nas Olimpíadas de Pequim. Passou pelo médico na Vila Olímpica, onde fez uma ressonância, fará outro exame daqui a dois dias e mostrou que não vai se deixar abater com o problema.

- Vou voltar a treinar assim que chegar ao Brasil. O que aconteceu aqui foi normal. Assim como no basquete alguém erra uma bandeja e um atleta pode queimar o salto no atletismo, pode acontecer isso no levantamento de peso. Mas a barra não bateu no meu rosto. A altura do peso é feita para que isso não aconteça - disse ele, após deixar o médico.

Não é a primeira vez que Welisson tem problemas em uma grande competição. No Pan de Santo Domingo/2003, o peso caiu sobre o seu corpo e ele deixou a prova.

- Daquela vez foi diferente. Agora é uma coisa normal, que acontece sempre. Foi por muita vontade de levantar o peso. Quando ele estava no meu peito, senti o joelho - diz ele, que tem 24 anos. No levantamento de peso, alguns atletas continuam em alto nível até os 35.

O brasileiro não agüentou o peso de 162kg Welisson, que compete na categoria até 69 quilos, havia batido o recorde brasileiro do arranco com 135 quilos (a melhor marca entre os oito competidores de seu grupo). No arremesso, ele ergueu 155 quilos na primeira tentativa e depois aumentou para 162 quilos. Aí falhou e terminou em terceiro no geral, para tristeza do técnico Edmílson Dantas, ex-atleta olímpico.

- Foi uma pena o que aconteceu. Seria bom sair daqui hoje com dois recordes brasileiros e em primeiro no grupo. Na hora em que ele colocou o peso no peito, o joelho dele abriu e fechou. É uma falha técnica que percebemos nos treinos e estamos tentando corrigir - diz.

Edmílson lamenta a repercussão que o problema de Welisson pode ter no Brasil.

- Infelizmente, o que vai sair amanhã nos jornais é: Welisson cai de bunda no chão. Brinquei com ele dizendo que quando disputei as Olimpíadas, minha primeira preocupação era que isso não acontecesse. Lembro que um brasileiro passou por isso em Moscou-1980 e foi destaque na televisão. Fico até meio magoado. É uma luta inglória. Existe mais preconceito que conhecimento sobre o nosso esporte - diz.

Edmilson diz que os Jogos de Pequim são uma prova de que o Brasil deveria investir mais no levantamento de peso.

- Os chineses criaram um programa em 1993 e já estão com quatro medalhas de ouro. Devem chegar a sete, contra zero dos Estados Unidos. É o que vai fazer diferença no quadro. Já que o Brasil quer os Jogos de 2016, poderia começar já um programa para o nosso esporte.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir