Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 14-08-2008

Em jogo tenso, Brasil sofre com o saque russo e perde
Bernardinho apela at� para o lesionado Giba, mas n�o evita os vacilos da equipe. Agora, classifica��o depende de uma vit�ria sobre a Pol�nia
Em jogo tenso, Brasil sofre com o saque russo e perde
Foto: Ag�ncia/Reuters

No fim de julho, Giba virou her�i de videogame batendo em guerreiros chineses. Na vida real, contra os gigantes russos, a hist�ria foi bem diferente. Com dores no ombro direito, o atacante foi lan�ado por Bernardinho nesta quinta-feira para salvar a p�tria a apenas seis pontos da derrota. Como superpoder tem limite, n�o houve jeito: a sele��o masculina de v�lei perdeu a cabe�a e o jogo. O placar de 3 sets a 1 (22/25, 26/24, 31/29 e 25/19) reflete uma atua��o tensa, recheada de provoca��es, pol�micas de arbitragem e vacilos em momentos decisivos. Agora, resta vencer a Pol�nia para garantir a vaga na pr�xima fase.

Confira a tabela de classifica��o do v�lei masculino nos Jogos Ol�mpicos de Pequim

Enquanto a R�ssia j� festeja a classifica��o antecipada, o Brasil colocou uma pulga atr�s da orelha. A vit�ria sobre os poloneses � o bastante para assegurar a vaga sem depender de outros resultados, mas o primeiro lugar do grupo ficou distante e depende de dois trope�os dos russos. Quatro sele��es de cada grupo se classificam para as quartas-de-final. Mais que os n�meros, no entanto, a equipe verde-amarela luta contra o des�nimo.

- Perder do jeito que perdemos no terceiro set certamente deu uma desanimada. Isso n�o pode acontecer. O time sentiu a press�o de ser derrotado - reconheceu o t�cnico Bernardinho, em entrevista � TV Globo ap�s a partida .

Primeiro set animador. E s�

Ningu�m esperava moleza, mas o jogo foi mais tenso do que se imaginava. N�o faltavam motivos para o Brasil entrar mordido em quadra. Al�m de garantir logo a classifica��o, o duelo era a chance de revanche ap�s a derrota em casa na disputa pelo bronze da Liga Mundial. Um dos jogadores ainda tinha motivo extra para se motivar: Marcelinho festejou na ter�a-feira a chegada do filho Pedro. A motiva��o do time, no entanto, deu lugar � apatia.

A partida come�ou equilibrada, com as sele��es se revezando no placar. Os russos sa�ram na frente, mas o Brasil n�o permitiu que o rival abrisse vantagem. Ap�s o primeiro tempo t�cnico obrigat�rio, um bloqueio de Dante empatou o jogo. Poltavskiy marcou, mas outro bloqueio, de Andr� Heller, igualou o placar em 10 a 10. Com um saque de efeito do central, a sele��o passou � frente pela primeira vez: 14 a 13. Na segunda parada, vantagem verde-amarela de 16 a 15.

Poupado com dores no ombro direito, Giba via tudo do banco. Murilo, seu substituto, emplacou ataques seguidos e aumentou a diferen�a no placar. O Brasil chegou a abrir tr�s pontos, permitiu que os russos cortassem para um, mas acertou o bloqueio e, com um belo triplo, fechou o set inicial em 25 a 22.

Irrita��o com a arbitragem

No segundo set, a tens�o se instalou. Ap�s erros seguidos de arbitragem, Gustavo se irritou e levou um cart�o amarelo. Ir�nico, aplaudiu a atitude do juiz. Bernardinho n�o teve outra sa�da a n�o ser pedir um tempo para acalmar os jogadores.
A parada at� surtiu efeito, e a vantagem russa caiu de cinco pontos para apenas um. Bruninho e Anderson entraram em quadra ap�s o segundo tempo t�cnico obrigat�rio. O oposto n�o conseguiu bloquear e levou o t�cnico � loucura na beira da quadra. Para aliviar um pouco a tens�o do chefe, um saque de Gustavo destro�ou o passe russo, que n�o conseguiu devolver a bola. Com 21 a 21 no placar, voltaram Marcelinho e Andr� Nascimento. A equipe brasileira chegou a passar � frente, com 22 a 21, mas voltou a bobear quando entrou em cena o atacante Mikhaylov. Mandando no jogo, ele fez a diferen�a e fechou o set em 26 a 24.

A derrota na segunda parcial parecia servir de alerta para os brasileiros, que voltaram mais atentos para o terceiro set. Logo no in�cio, apostaram na boa recep��o para segurar o forte saque russo. Mikhaylov, no entanto, voltou a dar trabalho. Potente no ataque, ele foi colocando sua equipe no jogo de novo, e a vantagem caiu de cinco para um ponto. O saque russo, cada vez mais forte, foi minando a recep��o brasileira. Ainda assim, a equipe verde-amarela teve tr�s set points. E falhou. Ap�s erros de saque de Andr� Nascimento e Dante, a R�ssia fechou em 31 a 29. Foi um duro golpe na motiva��o do time de Bernardinho.

Giba para salvar a p�tria? N�o desta vez

Os erros e a desvantagem de 2 a 1 fizeram o Brasil perder o �nimo. Desencontrada em quadra, a sele��o passou a cometer erros bobos e deixou o advers�rio jogar solto. Mikhaylov passeava � vontade no ataque, e as pancadas no saque voltaram a castigar o time brasileiro. A vantagem do rival foi aumentando, e o t�cnico apelou para uma tentativa desesperada: lan�ou Giba, que at� aquele momento n�o tinha pisado na quadra.

�quela altura, o placar mostrava 19 a 16 para os russos. Miss�o dura demais para o her�i do videogame. Frio e com dores no ombro, ele n�o conseguiu botar uma bola sequer no ch�o. Era muito pouco para colocar o time nas costas e mudar o cen�rio.

Firme nos fundamentos, a R�ssia manteve a cabe�a no lugar e fechou a tampa: 25 a 19.
Em jogo tenso, Brasil sofre com o saque russo e perde a primeira em Pequim
Bernardinho apela at� para o lesionado Giba, mas n�o evita os vacilos da equipe. Agora, classifica��o depende de uma vit�ria sobre a Pol�nia

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir