Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 14-08-2008

Americanos castigam a Grécia
Astros da NBA vencem por 23 pontos de diferença em Pequim
Americanos castigam a Grécia
Foto: Agência/Reuters

Dois anos após a derrota nas semifinais do Mundial 2006, a seleção americana de basquete entrou em quadra nesta quinta-feira, em Pequim, decidida a dar uma resposta à Grécia. A vingança não foi na mesma moeda, porque o torneio de basquete ainda está na primeira fase, mas o efeito prático foi de alívio e redenção para os Estados Unidos. Com boa atuação de Kobe Bryant, que não estava na fatídica derrota no Mundial, os astros da NBA venceram por 92 a 69 e garantiram a classificação antecipada.

Exceto pelos primeiros minutos do jogo, os gregos não ameaçaram os americanos em nenhum momento. Kobe e Chris Bosh foram os cestinhas, com 18 pontos cada, seguidos por Dwyane Wade, com 17, e LeBron James, com 13. A equipe européia foi liderada por Theodoros Papaloukas, com 15.

Equilíbrio, só no início

A Grécia iniciou a partida disposta a repetir o resultado do Mundial. Comandada pelo armador Spanoulis, a equipe européia chegou a abrir 13 a 9 no placar. Os americanos, no entanto, colocaram a cabeça no lugar e tomaram a dianteira, mesmo com as três faltas de Jason Kidd. Ao fim do primeiro período, eles lideravam por 20 a 16, com seis pontos de Kobe Bryant.

O gigante Sofoklis Schortsianitis, que acabou com o jogo no Mundial, reforçou o apelido de Baby Shaq. Ele raspou a cabeça, adorou um cavanhaque e ficou ainda mais parecido com Shaquille O’Neal, pivô do Phoenix Suns.

Logo no início do segundo quarto, Kobe voltou a brilhar e levantou a torcida no ginásio. Ele completou uma ponte aérea após passe incrível de Dwyane Wade, que salvou a bola na lateral e encontrou o companheiro. Logo depois, LeBron também deu sua cravada num contra-ataque. Com Papaloukas na armação, os gregos tentaram reagir, mas a defesa dos EUA não deixou.

Vibrando a cada ponto, os astros da NBA mantiveram a concentração. A diferença chegou a 10 pontos na metade do período. Após um erro de Carmelo Anthony, LeBron apareceu do nada para completar o lance com mais uma enterrada, forçando o técnico grego a pedir um tempo. Três minutos depois, o mesmo roteiro: cravada de costas de LeBron e mais uma parada no jogo. Àquela altura, a diferença já tinha chegado a 16 pontos. Ao fim do primeiro tempo, os americanos ampliaram para 51 a 32, numa exibição impecável.

A Grécia até equilibrou as ações em quadra no terceiro período. Não permitiu que a vantagem aumentasse, mas também não conseguiu reagir no placar. Com Kobe, Bosh e LeBron inspirados, os americanos controlaram a liderança sem sustos e fecharam o período vencendo por 74 a 54. No último quarto, bastou controlar o resultado. Os gregos ainda ameaçaram reagir, mas não tiveram fôlego e se conformaram com a derrota.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir