Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 14-08-2008

Bomba em ponto de ônibus mata 18, incluindo soldados
Durante funeral coletivo em Tripoli, militares libaneses carregam caixões de companheiros mortos no atentado de ontem, o maior em cerca de três anos no Líbano
Bomba em ponto de ônibus mata 18, incluindo soldados
Foto: AP

Nazih Siddiq, da Reuters
Em Trípoli, Líbano
Uma bomba matou pelo menos 18 pessoas, incluindo nove soldados, no momento em que eles entravam em um ônibus na cidade de Trípoli, ao norte do Líbano, na quarta-feira, informaram fontes de segurança.

A bomba, que feriu pelo menos 45 pessoas, foi o pior ataque contra o Exército desde a batalha ao norte do país contra militantes islâmicos pró-Al Qaeda no ano passado.

Uma bolsa foi colocada no ponto de ônibus onde soldados geralmente ficam, informou o Exército em um comunicado.

Funcionários da Cruz Vermelha transportaram feridos do local da explosão. O chão estava sujo de sangue e coberto por estilhaços de vidro, mostraram imagens de TV.

Ninguém reivindicou a responsabilidade pelo ataque na segunda maior cidade libanesa, que tem sido cenário de batalhas entre forças de segurança e militantes islamistas, além da violência sectária ligada a problemas políticos do país.

O presidente Michel Suleiman, que foi chefe das Forças Armadas até sua eleição em maio, descreveu a bomba como um ataque terrorista.

Suleiman liderou o Exército por 15 semanas de combates no ano passado contra o grupo Fatah al-Islam, pró-Al Qaeda, que tinha base no campo de refugiados de palestinos perto de Trípoli.

O Exército perdeu 170 soldados enquanto tentava encerrar a insurreição no campo de Nahr al-Bared.

Bomba em ponto de ônibus mata 18, incluindo soldados, no Líbano.

Durante funeral coletivo em Tripoli, militares libaneses carregam caixões de companheiros mortos no atentado de ontem, o maior em cerca de três anos no Líbano.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir