Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-08-2008

Explosões são ouvidas perto de Gori
O presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, encontra-se com os líderes das duas províncias separatistas da Geórgia
Explosões são ouvidas perto de Gori
Foto: AP

da Folha Online

Explosões foram ouvidas perto da cidade estratégica georgiana de Gori nesta quinta-feira no momento em que uma retirada de tropas da Rússia da região parece ter falhado. Em Moscou, o ministro das Relações Exteriores afirmou que o mundo pode esquecer as negociações sobre a integridade territorial da Geórgia.

A declaração do ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, acontece simultaneamente ao anúncio de que o presidente russo, Dmitri Medvedev, estava encontrando no Kremlin os líderes de duas Províncias separatistas da Geórgia --Ossétia do Sul e Abkházia-- em um sinal claro que Moscou pode absorver as regiões.

A recusa russa de se retirar da Geórgia e os comentários de Moscou apresentam um desafio ao acordo de cessar-fogo mediado pela União Européia para terminar os confrontos. O acordo previa que as tropas russas e georgianas deveriam voltar para suas posições de origem antes do início do confronto, na semana passada.

Nesta quinta-feira, ao menos cinco explosões foram ouvidas perto de Gori. Não foi possível determinar imediatamente se elas seriam um reinício dos confrontos entre as forças russas e georgianas, mas elas pareciam similares a morteiros e ocorreram após um tenso confronto entre as tropas dos dois países na periferia da cidade.

Mais cedo, a Geórgia disse que os russos estavam deixando Gori, mas depois alegou que eles estavam levando tropas adicionais para lá. Oficiais do governo georgiano que foram à cidade para a possível retomada da região deixaram o local de modo inesperado, seguidos por um confronto na periferia de Gori que terminou quando tanques russos se dirigiram ao local e a polícia georgiana saiu de maneira rápida.

Também nesta quinta-feira, o presidente russo afirmou que a Rússia vai apoiar a posição das regiões separatistas da Geórgia em conversas sobre o status futuros dessas áreas.

"A posição da Rússia não se altera. Vamos apoiar qualquer decisões tomadas pelos povos da Ossétia do Sul e da Abkházia... Não só apoiamos como lhes damos garantias no Cáucaso e por todo o mundo", disse Medvedev, citado pela agência de notícias Interfax.

EUA

Ontem, em discurso na Casa Branca, o presidente George W. Bush afirmou que Washington "se mantém ao lado do governo democraticamente eleito da Geórgia e insiste que a soberania e integridade territorial da Geórgia devem ser respeitadas".

Bush anunciou que enviará a secretária de Estado do país, Condoleezza Rice, para ajudar nas negociações de cessar-fogo entre sua aliada, a Geórgia, e a Rússia; e que enviaria ajuda humanitária à Geórgia.

Em um comparecimento nos jardins da Casa Branca, Bush --cercado por Rice e pelo secretário de Defesa americano, Robert Gates-- mostrou sua insatisfação com a suposta ruptura do cessar-fogo por parte da Rússia e pediu que mantenha abertas "todas as linhas de comunicação e transporte, incluindo portos, rodovias e aeroportos" para a ajuda humanitária.

"Esperamos da Rússia que cumpra seu compromisso de deixar entrar toda forma de assistência humanitária. Esperamos da Rússia que garanta que todas as vias de comunicação e de transporte, incluindo portos, aeroportos, estradas e o espaço aéreo, se mantenham abertas para a transferência de ajuda humanitária e trânsito civil", disse o persidente.

Bush também criticou duramente a Rússia por romper a trégua e exigiu que "cumpra seu compromisso de suspender todas as atividades militares na Geórgia e que retire todas suas forças que entraram nos últimos dias na Geórgia".

O presidente compareceu na Casa Branca depois que o presidente georgiano, Mikhail Saakashvili, criticou, em uma entrevista à rede CNN, a resposta de Washington, que --segundo o líder da Geórgia-- era "suave" demais no início do conflito.

Com agências internacionais

Explosões são ouvidas perto de Gori; Medvedev encontra separatistas.

O presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, encontra-se com os líderes das duas províncias separatistas da Geórgia: Eduard Kokoity, da Ossétia do Sul (dir.), e o presidente da Abkházia, Sergei Bagapsh (esq.), no Kremlin, em Moscou (Rússia).

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir