Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-08-2008

Rússia diz que devolverá controle de cidade georgiana
Participantes soltam balões com bandeira da Geórgia durante festival perto de Vilnius, na Lituânia.
Rússia diz que devolverá controle de cidade georgiana
Foto: Petras Malukas/AFP

Por Matt Robinson

GORI, Geórgia (Reuters) - Autoridades georgianas e soldados russos ficaram frente a frente na quinta-feira a fim de negociar a entrega de uma estratégica cidade abandonada pelo Exército da Geórgia três dias atrás.

Ao lado de seguranças vestidos à paisana e usando um colete à prova de balas, o secretário do Conselho de Segurança da Geórgia encontrou-se com o comandante dos soldados russos que, um dia antes, haviam ingressado em Gori, localizada a 60 quilômetros da capital georgiana, Tbilisi.

Tanques russos bloqueavam as estradas que levam a Gori. Soldados montavam guarda e fumavam cigarros.

"Estamos tentando acertar uma retirada pacífica do Exército russo", disse a jornalistas Kakha Lomaia, secretário do Conselho de Segurança, antes de partir em um carro, junto com oficiais do Exército russo, rumo a Gori.

Os russos bombardearam as posições dos militares georgianos nas redondezas de Gori, na semana passada, e também atingiram um bloco de apartamentos da cidade.

A Rússia deu apoio aos separatistas da região da Ossétia do Sul -- que fica 30 quilômetros a norte de Gori -- na guerra travada contra a Geórgia e iniciada na semana passada.

Uma autoridade georgiana disse que a retirada russa havia sido adiada.

"Tínhamos um acordo de que os russos deixariam Gori às 7h (0h em Brasília) de hoje, mas, depois, eles disseram que sairiam às 13h", afirmou um porta-voz do Ministério do Interior por telefone.

"E agora eles estão dizendo que continuarão ali por mais dois ou três dias."

A Rússia afirmou que seus soldados entraram em Gori, quase 24 horas depois de um cessar-fogo ter sido firmado, a fim de destruir equipamentos militares da Geórgia e assumir o controle sobre um depósito de armas abandonado pelos georgianos.

Na linha de frente do conflito, o major-general Vyacheslav Borisov, comandante das forças russas, disse que a entrega da cidade prosseguiria.

"O primeiro passo é a realização de patrulhas conjuntas pelo Exército russo e a polícia georgiana", afirmou o militar a jornalistas. "A idéia é fazer com que as pessoas comecem a regressar para suas casas."

Borisov avisou que os georgianos deveriam manter suas armas longe de Gori.

A bordo de um Mercedes preto com placa da Geórgia, o major-general havia, pouco antes, guiado um comboio da polícia georgiana para a região central da cidade de 50 mil habitantes hoje quase deserta.

Rússia diz que devolverá controle de cidade georgiana.

Participantes soltam balões com bandeira da Geórgia durante festival perto de Vilnius, na Lituânia. Músicos, artistas e atores protestaram contra o conflito militar na região

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir