Categoria Policia  Noticia Atualizada em 14-08-2008

Dantas, Chicaroni e Braz se negam a falar em audiência
Daniel Dantas chega ao fórum para acompanhar o depoimento dos delegados da operação Satiagraha
Dantas, Chicaroni e Braz se negam a falar em audiência
Foto: Luiz Carlos Murauskas/Folha Imagem

MARINA NOVAES
colaboração para a Folha Online

O banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, Hugo Chicaroni e Humberto Braz se recusaram a falar nesta quinta-feira antes da audiência das testemunhas de acusação no caso que apura a suposta tentativa de subornar um delegado da Polícia Federal para livrar Dantas das investigações da Operação Satiagraha, da Polícia Federal.

As testemunhas são os delegados Protógenes Queiroz e Victor Hugo e o escrivão da Polícia Federal Amadeu Ranieri Bellomusto. O primeiro a ser ouvido pelo juiz federal Fausto Martin De Sanctis, da 6ª Vara Federal Criminal, é Victor Hugo, seguido por Protógenes e pelo escrivão. A audiência começou por volta das 10h20.

Dantas, Chicaroni e Braz são acusados de corrupção ativa. O banqueiro, ao chegar para acompanhar a audiência, afirmou que Protógenes quer "criar dificuldades".

Irritado, o advogado de Dantas, Nélio Machado, afirmou que a Polícia Federal e o Ministério Público barraram a entrada da defesa na audiência de hoje. "Os advogados são barrados quando a audiência estava marcada para as 9h. Isso é uma abuso de poder. Isso revela que o ambiente que permeia essa causa parece ter um destino já estabelecido por uma posição pré-ordenada, pré-concebida e de má vontade."

Machado disse ainda que "o processo está marcado por ilegalidades e abusos".

Já o advogado de Chicaroni, Alberto Carlos Dias, chegou por volta das 10h à Justiça Federal. Ele negou que seu cliente tenha tentado subornar o delegado, e afirmou que Protógenes usou a amizade deles de cerca de oito anos para criar essa situação. "[Chicaroni] foi o único que falou e é o único que continua preso."

Dantas, Chicaroni e Braz se negam a falar em audiência com testemunhas de acusação.

Daniel Dantas chega ao fórum para acompanhar o depoimento dos delegados da operação Satiagraha. Eles são testemunhas de acusação no caso que apura a suposta tentativa de subornar um delegado da Polícia Federal.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir