Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 15-08-2008

Com bomba e esperteza, meninas superam Noruega e vão à semi
Daniela Alves e Marta marcam os gols da vitória por 2 a 1. Na semifinal, Brasil pode reencontrar a Alemanha
Com bomba e esperteza, meninas superam Noruega e vão à semi
Foto: Agência/AP

Para furar uma zaga fechada, chute de fora da área. Para vencer a força física, agilidade. A seleção brasileira feminina soube usar essa receita nesta sexta-feira para bater a Noruega por 2 a 1, em Tianjin, e garantir sua vaga nas semifinais do torneio de futebol das Olimpíadas.

Em sua melhor atuação até aqui na China, o time de Jorge Barcellos abriu o placar com uma bomba de Daniela Alves no primeiro tempo. Na etapa final, apostando nos contra-ataques, contou com a velocidade e esperteza de Marta, que antecipou-se a um recuo da defensora Marit Fiane para roubar a bola e tocar por cima da goleira. O time diminuiu o ritmo e sofreu um gol de pênalti, aos 37, de Nordby.

O Brasil vai enfrentar na semifinal, segunda-feira, o vencedor do confronto entre Suécia e Alemanha, que ocorre ainda nesta sexta, às 10h (de Brasília), em Shenyang. Na primeira fase, as brasileiras empataram em 0 a 0 com as alemãs. Vale lembrar que a Alemanha bateu o Brasil na final da última Copa do Mundo.

O futebol feminino faz parte dos Jogos Olímpicos desde 1996, e a seleção brasileira sempre conseguiu ir à semifinal. Na primeira, o time que tinha Sissi e Roseli perdeu para a China e acabou em quarto lugar. Quatro anos depois, o Brasil repetiu a colocação, ao ser eliminado pelos Estados Unidos. Em 2004, sob o comando de Renê Simões, a equipe chegou à final e conquistou a medalha de prata, derrotada pelos EUA.

Daniela Alves e Marta garantem o Brasil

A seleção demorou a se encontrar no primeiro tempo, mas teve mais tempo no ataque que as rivais e mereceu a vantagem no placar. O time melhorou depois que Daniela Alves avançou para o recuo de Marta no meio-campo, o que confundiu a marcação norueguesa.
Sem conseguir furar o bloqueio europeu, o Brasil resolveu apostar nos chutes de fora da área. Cristiane e Formiga assustaram a goleira Skarbo assim, três vezes. A Noruega tentava o gol em cruzamentos. Por duas vezes, levou perigo. A principal foi com Marit Fiane, aos 42, quando se antecipou a Tânia Maranhão e bateu de primeira, perto do travessão.

A resposta brasileira veio em um tiro certeiro de Daniela Alves, aos 43. A camisa 7 dominou fora da área, viu a goleira um pouco adiantada e soltou a bomba para fazer 1 a 0 para o time de Jorge Barcellos.

Dois minutos depois, Marta teve sua chance para marcar. Em contra-ataque rápido, Daniela Alves lançou Cristiane pela esquerda. A camisa 11 avançou e deixou com Marta, que entrou na área e bateu cruzado, mas para fora, por cima.

O Brasil voltou recuado no segundo tempo e deixou a Noruega pressionar. A zaga ainda colaborou com as rivais, errando muito. Aos 6, a goleira Bárbara foi tentar sair jogando, se enrolou e quase deu a bola de presente à atacante.

Os contra-ataques passaram a ser a arma das brasileiras, que passaram a apostar na velocidade da melhor jogadora do mundo. Aos 10, Marta recebeu o lançamento e chegou a driblar Skarbo, mas a bola saiu. Dois minutos depois, a camisa 10 mostrou porque, mesmo franzina, geralmente leva a melhor sobre as "fortonas": Marit Fiane resolveu recuar para a goleira, mas Marta foi mais rápida, roubou a bola e tocou por cima de Skarbo, marcando 2 a 0 no placar.

O gol deixou o time brasileiro solto, e as meninas voltaram a controlar a partida. Aos 22, Cristiane pedalou na direita da área e chutou forte, mas a camisa 1 norueguesa colocou para fora.

Bárbara, que mostrou-se nervosa durante o jogo, fez pênalti em Thorsnes aos 37. Nordby cobrou no canto direito e diminuiu. Sete minutos depois, o Brasil levou pressão e quase deixou a Noruega empatar, em cobrança de falta, mas Stensland cabeceou para fora.

Ficha técnica:

BRASIL 2 x 1 NORUEGA

Bárbara, Erika, Renata Costa e Tânia Maranhão; Simone Jatobá, Ester, Formiga, Daniela Alves (Francielle) e Maycon; Marta e Cristiane.
Técnico: Jorge Barcellos.

Erika Skarboe; Ane Stangeland, Gunhild Folstad, Marita Lund (Siri Nordby) e Marit Fiane; Ingvild Stensland, Lene Storlokken (Trine Ronning), Solveig Gulbrandsen, Melissa Wiik; Leni Kaurin e Elise Thorsnes.
Técnico: Joel Santana.

Gols: Daniela Alves, aos 43 do primeiro tempo; Marta, aos 12 do segundo tempo; Nordby, aos 37 do segundo tempo

Cartões amarelos: nenhum.
Estádio: Estádio olímpico de Tianjin, China.
Data: 15/08/2008.
Árbitro: Kari Seitz (EUA).
Auxiliares: Marlene Duffy (EUA) e Veronica Perez (EUA)

Com bomba e esperteza, meninas superam Noruega e vão à semifinal
Daniela Alves e Marta marcam os gols da vitória por 2 a 1. Na semifinal, Brasil pode reencontrar a Alemanha

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir