Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 15-08-2008

Scheidt e Prada mostram poder de reação, mas vão mal
Dupla brasileira consegue na última parte da primeira prova ultrapassar alguns concorrentes, mas escolha errada no começo prejudica
Scheidt e Prada mostram poder de reação, mas vão mal
Foto: Agência/EFE

Principal esperança de medalha brasileira na vela, a dupla formada por Robert Scheidt e Bruno Prada não começou bem na classe Star. Mas pelo menos mostrou reação na primeira regata, realizada na Baía de Qingdao, a 720km da capital chinesa. A embarcação brasileira ficou com a décima colocação, depois de passar a primeira marca em 12º e até ter caído para a 13ª posição.

A dupla verde-amarela optou por sair à direita da raia na largada, mas o vento na região escolhida por Scheidt e Prada estava mais fraco do que do outro lado. Tanto que o barco do Brasil passou pela primeira marca 4m11s depois dos suecos Fredrik Loof e Anders Ekstrom, que lideravam a regata seguidos de poloneses e portugueses.

Em relação à dupla da Suécia, os brasileiros passaram melhor na segunda marca, diminuindo a diferença para 3m38. No entanto, a evolução não foi suficiente para mudar a situação na classificação, e eles continuaram na 12ª colocação.

Depois da terceira passagem, o que houve foi mudança nas primeiras colocações. O barco de Portugal, com Afonso Domingos e Bernardo Plantier Santos, passou os suecos, mas durou pouco, porque logo eles retomaram a ponta. Enquanto isso, Scheidt e Prada passaram pela terceira marca num tempo ruim, sendo ultrapassados pelos italianos e caindo para a 13ª colocação geral.

Na última parte da primeira regata, o barco da Suécia confirmou a primeira colocação, seguido de Alemanha (Marc Pickel e Ingo Borkowski), em segundo, e Portugal, em terceiro. Já os brasileiros Robert Scheidt e Bruno Prada reagiram, ultrapassaram concorrentes e finalizaram a prova de estréia na décima colocação.

A segunda regata das 11 que serão disputadas também estava marcada para esta sexta-feira, mas com o atraso para o início das competiçoes em virtude da falta de vento, ela foi reprogramada para sábado, à 1h (de Brasília). No mesmo dia, a classe Star terá as regatas 3 (2h) e 4 (3h).

Scheidt e Prada mostram poder de reação, mas vão mal na primeira regata
Dupla brasileira consegue na última parte da primeira prova ultrapassar alguns concorrentes, mas escolha errada no começo prejudica

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir