Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 15-08-2008

Renata e Talita garantem classificação
Dupla brasileira escapa da zebra norueguesa e avança às quartas
Renata e Talita garantem classificação
Foto: Agência/FIVB

Por muito pouco, o vôlei brasileiro não foi surpreendido por uma zebra norueguesa. Na partida mais dramática do país nas areias de Pequim, Renata e Talita garantiram a classificação para as quartas-de-final. As atletas superaram o abatimento e bateram Maaseide e Glesnes, número 26 do ranking, por 2 a 1, parciais de 12/21, 21/19 e 15/13.

Agora, as brasileiras recarregam as energias para a próxima fase, que promete outra pedreira. As adversárias serão as australianas Barnett e Cook, que se classificaram após uma vitória suada contra as gregas Koutroumanidou e Tsiartsiani, também nesta sexta-feira.

Primeiro set fácil... para elas

Renata e Talita saíram na frente, mas o início do primeiro set já dava mostras do que estava por vir: com uma defesa frágil, as brasileiras, que venciam por 5 a 3, perderam a concentração após uma falha da arbitragem. Renata explorou o bloqueio de Glesnes e a bola foi para fora, mas o juiz marcou o ponto para as rivais. A partir daí, as norueguesas se soltaram em quadra e a dupla do Brasil se perdeu completamente. Inerte diante dos ataques das rivais, Renata e Talita não demonstravam vontade de virar. Do outro lado da rede, a motivação foi aumentando. Com facilidade surpreendente, Maaseide e Glesnes fecharam o primeiro set em 21 a 12.

O medo de dar adeus aos Jogos de Pequim continuou a atormentar as brasileiras na segunda parcial. As norueguesas abriram 5 a 2, mas cometeram dois erros de ataque e cederam o empate em 5 a 5. Era a chance de dar a voltar por cima. A torcida brasileira presente na Arena de Chaoyang empurrava, mas as atletas não conseguiam encaixar seu jogo. O bloqueio de Talita era ignorado por Glesnes, que jogou com curativos no pé direito.

Virada incrível para a dupla brasileira

A tensão tomou conta da partida quando Talita bloqueou e a bola raspou na linha, mas caiu fora. A arbitragem marcou, corretamente, o ponto para as adversárias: 17 a 16. A situação se tornou dramática. As norueguesas aumentaram a vantagem para três pontos, em 19 a 16. Mas Talita bloqueou duas vezes e diminuiu para 19 a 18, vibrando muito com a recuperação. Percebendo o bom momento das brasileiras, as rivais pediram tempo. Não adiantou. Talita soltou o braço no contra-ataque e empatou em 19 a 19. A brasileira gritou: "Vamos virar!". E viraram mesmo. Determinada, ela marcou mais dois pontos e garantiu a vitória por 21 a 19.

A virada não abalou a dupla da Noruega, que abriu 5 a 2 no início do tie-break. Mais uma vez, coube às brasileiras correr atrás do resultado e empatar em 5 a 5 com uma bola de fundo de quadra de Talita. O duelo seguiu equilibrado até o décimo ponto, quando Renata fez uma grande defesa e Talita pôs o Brasil na frente pela primeira vez: 11 a 10. As brasileiras ganharam confiança e abriram 13 a 11. A vaga estava na mão e as norueguesas a entregaram de bandeja: com um saque para fora de Glesnes, vitória verde-amarela por 15 a 13.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir