Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 16-08-2008

Após susto, Márcio e Fábio confirmam favoritismo
Dupla derrota japoneses Asahi e Shiratori e segue na briga em Pequim
Após susto, Márcio e Fábio confirmam favoritismo
Foto: Agência/Reuters

O fantasma de 2004 ameaçou, mas não voltou a assombrar Márcio. Após um susto no primeiro set, o cearense e seu parceiro Fábio Luiz se impuseram diante dos japoneses Asahi e Shiratori e evitaram a eliminação nas oitavas-de-final. A dupla verde-amarela venceu por 2 a 0, parciais de 23/21 e 21/15.

Agora, Márcio e Fábio Luiz enfrentarão Gosch e Horst nas quartas-de-final. Os austríacos garantiram a classificação após vencerem Samoilovs e Plavins, da Letônia, por 2 sets a 0 (21/17 e 21/18). A partida será realizada nesta segunda-feira, a partir de 10h (horário de Brasília).

Fábio Luiz comanda reação verde-amarela

Em sua segunda participação nos Jogos Olímpicos, Márcio entrou em quadra disposto a apagar o trauma de Atenas-2004, quando foi eliminado ao lado de Benjamin nas oitavas-de-final pelos suíços Martin e Paul Laciga. No entanto, a dupla do Japão começou melhor. Asahi e Shiratori surpreenderam sacando em Márcio, desestabilizaram o passe dos brasileiros e abriram 7 a 3. Sentindo o bom momento dos rivais, o cearense não conseguia acertar. Seria uma nova decepção a caminho?

Não se dependesse do estreante Fábio Luiz. Com três pontos de bloqueio, ele diminuiu a desvantagem de cinco (14 a 9) para três pontos (15 a 12). Empurrado pela "Muralha" o time encostou no marcador (16 a 15). Márcio, porém, não conseguia dar potência a seus ataques, dificultando a reação da dupla. Os orientais tiveram o set point em 20 a 18, mas Fábio Luiz recusava-se a desistir. E a força de vontade do capixaba fez a diferença. O gigante de 2,04m conseguiu dois bloqueios decisivos (foram sete pontos com o fundamento na parcial), ajudando a parceria verde-amarela a virar o placar e vencer por 23 a 21.

A superação animou os atletas, que voltaram para o jogo com outra disposição. Confiante, Márcio voltou a sacar bem, e a dupla se soltou em quadra. Os favoritos não demoraram a abrir 11 a 6. Desta vez, os erros vinham do outro lado da quadra. Perdidos, os orientais só viam a desvantagem aumentar. Com o jogo em 17 a 10, a torcida brasileira presente na Arena de Chaoyang já comemorava a vitória. Asahi e Shiratori ainda tentaram reagir e evitaram dois match points, mas a diferença era grande demais. Melhor para a dupla do Brasil, que garantiu o triunfo por 21/15 após uma cortada de Fábio Luiz.

Após susto, Márcio e Fábio confirmam favoritismo e se garantem nas quartas
Dupla derrota japoneses Asahi e Shiratori e segue na briga em Pequim

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir