Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 16-08-2008

Atentado contra peregrinos xiitas deixa 6 mortos no Iraque
Ataque com carro-bomba ocorreu no bairro de Ur, nordeste de Bagd�. V�timas seguiam para celebra��o na cidade sagrada de Kerbala.
Atentado contra peregrinos xiitas deixa 6 mortos no Iraque
Foto: AP

Pelo menos seis pessoas morreram e 11 ficaram feridas neste s�bado (16) em Bagd� em um atentado com carro-bomba cometido contra peregrinos xiitas que seguiam para Kerbala, ao sul da capital iraquiana, segundo um novo balan�o divulgado pela pol�cia.

A explos�o aconteceu no bairro de Ur, zona nordeste de Bagd�, e todas as v�timas s�o homens.

Com este novo atentado sobe para 36, entre eles 30 peregrinos, o n�mero de mortos em 48 horas na comunidade xiita, que celebra domingo em Kerbala, 100 km ao sul de Bagd�, o anivers�rio de nascimento de Mahdi, o �ltimo im� do xiismo. Os ataques tamb�m deixaram 126 feridos.

Ataques n�o abalam peregrinos
Centenas de milhares de peregrinos chegavam � cidade santa de Kerbala neste s�bado, desafiando os diversos ataques a bomba pelo pa�s para participar de um rito que se tornou um show anual de for�a da maioria xiita.

Muito dos peregrinos andaram por dias, sob temperaturas acima dos 50 graus, para celebrar o nascimento do Iman Mohammed al-Mehdi, uma figura messi�nica que os xiitas acreditam ter desaparecido s�culos atr�s e que ir� voltar para trazer paz ao mundo.

Autoridades disseram que conseguiram evitar o derramamento de sangue em Kerbala. No ano passado, a peregrina��o foi marcada por tiroteios entre fac��es xiitas e for�as de seguran�a iraquianas.

"Gra�as a Deus, a situa��o est� sob controle", afirmou o capit�o Abdullah Muhammad, do Ex�rcito iraquiano em Kerbala.

Atentado contra peregrinos xiitas deixa 6 mortos e 11 feridos no Iraque
Ataque com carro-bomba ocorreu no bairro de Ur, nordeste de Bagd�.
V�timas seguiam para celebra��o na cidade sagrada de Kerbala.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir