Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-08-2008

Comando militar da Rússia diz sob a retirada da Geórgia
Informação não foi confirmada pela Geórgia e por fontes independentes. No domingo, EUA, França e Alemanha pressionaram russos a cumprir paz.
Comando militar da Rússia diz sob a retirada da Geórgia
Foto: AP

As tropas russas começaram a sair da Geórgia, anunciou nesta segunda-feira (18) o chefe adjunto do Estado-Maior Geral das Forças Armadas da Rússia, general Anatoli Nogovitsin.

A afirmação foi feita em entrevista ao vivo na rádio estatal "Vesti". O início da retirada ainda não foi confirmado pelo governo da Geórgia ou por fontes independentes.

O ministério georgiano do Interior acusou as forças russas de explodir depósitos de armas e munições em uma base próximo à cidade de Senaki. Uma pista de decolagem também teria sido destruída.

Estados Unidos, França e Alemanha subiram o tom e pressionaram no domingo a Rússia a cumprir o acordo de cessar-fogo, retirando imediatamente as suas tropas que ocupam a Geórgia desde o último dia 8, em resposta ao ataque georgiano à região separatista da Ossétia do Sul. Mas a Rússia disse que iria começar a retirada apenas na segunda.

O presidente da França e da União Européia, Nicolas Sarkozy, que negociou o cessar-fogo durante a semana, ligou para o presidente russo, Dimitri Medvedev, cobrando o cumprimento do acordo.

No telefonema, Sarkozy disse que, se a Rússia não executar o acordo com a Geórgia, pode haver "graves conseqüências" para as relações entre Rússia e União Européia. Medvedev disse, segundo Sarkozy, que as tropas serão retiradas, mas uma força russa de pacificação vai continuar na região separatista da Ossétia do Sul, pivô dos combates que se estendem desde o dia 7.

A chanceler alemã, Angela Merkel, que esteve em Tbilisi, capital georgiana, disse que a saída dos russos é "prioridade máxima" e que o ritmo da retirada não é "tão rápido quanto desejado". Merkel encontrou-se com Mikhail Saakashvili, presidente georgiano, e disse que a Alemanha apóia a entrada da Geórgia na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

A secretária norte-americana de Estado, Condoleezza Rice, disse em um programa de TV nos EUA que espera que a Rússia cumpra sua promessa e retire suas tropas conforme o combinado. Segundo Rice, se não sair, a Rússia terá de pagar pelas conseqüências de suas ações.

Medvedev assinou no sábado o plano europeu de regra do conflito, que contempla tanto o cessar-fogo como a retirada das tropas da região. Saakashvili havia assinado o tratado na sexta, ao lado de Condoleezza Rice.

Mas o Exército russo insiste em que ainda não concluiu a operação de neutralização dos arsenais e de equipes militares georgianos. O ministro russo da Defesa, Sergei Ivanov, disse que a Geórgia estava preparando uma "ato provocativo maior" em Gori. O ministério georgiano do Interior negou.

O subchefe do Estado-Maior do Exército russo, general Anatoly Nogovitsyn, disse que a retirada será "gradual". Neste momento, as tropas russas mantêm o controle sobre três cidades georgianas (Gori, Senaki e Zugdidi), após terem abandonado o porto de Poti, no Mar Negro.

A Geórgia exige a saída imediata das tropas "ocupantes" russas, a quem acusa de "saquear" e "destruir" as principais infra-estruturas civis do país. Na entrevista deste domingo, o presidente voltou a acusar a Rússia de "limpeza étnica" e disse que não reconhece a legitimidade das tropas russas de paz.

Quem ganha e quem perde com o confronto?

Em Gori, que se encontra a poucos quilômetros da fronteira com a separatista Ossétia do Sul, os tanques russos continuam bloqueando a passagem da polícia georgiana.

Os soldados russos também permaneciam posicionados na base militar de Senaki e não parecem dispostos a se retirar de Zugdidi, a poucos quilômetros da também separatista Abkházia.

Enquanto isso, as tropas georgianas estavam concentradas nos arredores de Tbilisi, sem encontrar resistência. Na entrevista deste domingo, Saakashvili voltou a acusar a Rússia de praticar "limpeza étnica" e disse que não reconhece a legitimidade das tropas russas de paz.

Comando militar da Rússia diz que a retirada da Geórgia já começou
Informação não foi confirmada pela Geórgia e por fontes independentes.
No domingo, EUA, França e Alemanha pressionaram russos a cumprir paz.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir