Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 18-08-2008

Seleção feminina humilha Alemanha e está em mais uma final
De virada, Brasil goleia por 4 a 1 e vai em busca do ouro. Formiga, Marta e Cristiane (duas vezes) garantem primeira vitória sobre a campeã mundial
Seleção feminina humilha Alemanha e está em mais uma final
Foto: Agência/Reuters

A vingança perfeita, com uma goleada, gritos de "olé" e humilhação do antigo carrasco. Nesta segunda-feira, a seleção brasileira feminina venceu a Alemanha por 4 a 1, em Xangai, e já garantiu pelo menos uma medalha nas Olimpíadas de 2008. Na quinta, o Brasil vai em busca do sonhado ouro na final do futebol contra o mesmo rival de quatro anos atrás: os Estados Unidos.

O Brasil nunca havia vencido a Alemanha em torneios oficiais. No ano passado, perdeu na decisão da Copa do Mundo, com direito a pênalti desperdiçado por Marta. Mas as brasileiras lavaram a alma em Xangai. Formiga, Marta e Cristiane (duas vezes) marcaram, após Prinz ter feito 1 a 0 no início do jogo.

Cristiane teve atuação de gala. Fez a jogada do gol de Formiga, marcou outros dois e saiu de campo ovacionada. Quando marcou o segundo, dançou. Mas fez as alemãs rebolarem: agora, ela é a maior artilheira da história das Olimpíadas, ao lado de Prinz, com dez. No banco de reservas, o técnico Jorge Barcellos fez o aviãozinho, consagrado por Zagallo em um amistoso contra a África do Sul. A torcida gritava "olé", encantada também com o gol de placa de Marta. Do lado alemão, decepção. A goleira Nadine Angerer, que nunca havia sido batida pelas brasileiras, pegou quatro bolas na rede. Prinz, ex-melhor do mundo, viu que o reinado será de Marta por muito mais tempo.

A final de quinta-feira entre Brasil e EUA será às 10h (de Brasília), no Estádio dos Trabalhadores, em Pequim. As americanas venceram o Japão por 4 a 2 e garantiram vaga na decisão. Em Atenas, os EUA bateram as brasileiras por 2 a 1 e ficaram com o ouro.

Brasil falha, e Prinz desencanta

A Alemanha veio com uma blitz para cima do Brasil. Os quatro minutos foram de sufoco, sem a seleção conseguir ficar com a bola. Faltas, escanteios, cruzamentos para a área. Um atrás do outro. Mas as conclusões não levaram perigo. O problema aconteceu aos nove minutos. A zagueira Érika falhou. Prinz ficou com a bola e arrancou livre. A atacante teve calma para driblar Bárbara e tocar para marcar. Alemanha 1 a 0. Foi o primeiro gol da atacante alemã nos Jogos de Pequim, o décimo na história das Olimpíadas.
O gol deixou as jogadoras brasileiras nervosas. O filme da derrota na final da última Copa do Mundo parecia se repetir. Apesar da segurança da experiente Tânia Maranhão, que disputa a quarta Olimpíada, a defesa brasileira falhava. Simone Jatobá quase deu outro presente para as alemãs. Mas o chute de Simone Laudehr foi para fora.

Pouco depois, Prinz deu um passe primoroso para Mittag, que partiu em velocidade nas costas de Renata Costa. A alemã chutou rasteiro, e Bárbara salvou a seleção com uma ótima defesa, de puro reflexo.

A seleção brasileira demorou a se acertar. Formiga errou dois lances seguidos e ficou falando sozinha, visivelmente irritada. Daniela Alves fez falta no meio de campo e não aceitou a marcação. Deitada, gritou com raiva. O som ecoou por todo o estádio, que recebeu um público pequeno. Até Marta parecia descontrolada. A melhor do mundo deu uma entrada dura em Stegemann e poderia até ter sido expulsa.

Marta começou, então, um novo duelo contra a goleira Nadine Angerer. A camisa 1 alemã parecia ser abençoada contra o Brasil. Na final da Copa do Mundo no ano passado, teve uma atuação de gala. Pegou até pênalti da camisa 10 da seleção. No duelo da primeira fase, que terminou empatado por 0 a 0, fez defesas difíceis.

Marta arrancou, mas Nadine chegou primeiro e chutou para a lateral. A brasileira teve nova chance. Mas o chute foi para fora, por cima do travessão. Aos 27 minutos, Daniela Alves fez boa jogada, e a bola sobrou para Marta. Bomba da entrada da área, mas nas mãos da alemã.

No talento, Brasil vira o jogo

O gol parecia ficar pequeno. Nada dava certo. A goleira Bárbara saiu da área e gritou batendo as mãos: "Vamos, vamos!" Até que surgiu a genialidade. Não de Marta, mas de Cristiane. Ela colocou a bola entre as pernas de Stegemann e cruzou. Marta furou, e Formiga veio seca, com raiva, para soltar a bomba. Chute sem defesa para Nadine Angerer. E com o gol, aos 43, veio o grito de alívio. O jogo estava empatado. E acabava a invencibilidade de 223 minutos da goleira alemã contra o Brasil.

A seleção voltou a acreditar. E a arriscar. Marta soltou a bomba da intermediária. Nadine mostrou que ainda estava ali e espalmou para escanteio. Uma linda defesa. Cristiane estava demais. E ainda deu um lençol em uma alemã antes do fim do primeiro tempo.

No intervalo, suspense. Tânia Maranhão saiu mancando. Sentia dores no tornozelo direito. Mas voltou para o segundo tempo. Que não poderia começar melhor. Aos três minutos, um rápido contra-ataque da seleção. Bola nos pés de Marta. Três brasileiras contra duas alemães. E a camisa 10 não foi fominha. Deu o gol de presente para Cristiane. A atacante só tocou rasteiro, sem chance para Nadine Angerer. Era a virada brasileira, o quarto gol de Cristiane nas Olimpíadas.

Mas ainda faltava Marta superar Nadine. Acabar com a urucubaca contra a goleira alemã. E foi de biquinho, no melhor estilo Romário. Aos sete minutos, a brasileira recebeu em velocidade pela direita, driblou Hingst e deu um toque suave no canto da goleira. Brasil 3 a 1.

Com a vantagem, a seleção passou a administrar a partida. Fez o tempo passar. E explorou o contra-ataque. Aos 25 minutos, Marta recebeu na entrada da área e chutou para fora. Depois, Cristiane, pela esquerda, bateu mal, frente a frente com Nadine Angerer.

Para fechar com espetáculo, um pouco de dança. Aos 30, Cristiane arrancou pelo meio, driblou quatro rivais, entrou na área e tocou, devagar, no canto direito da goleira, sem defesa. Era o quarto gol de uma vingança história. Para comemorar, a camisa 11 comandou uma coreografia no gramado. Mas as alemãs é que rebolaram.

Ficha técnica:

BRASIL 4 x 1 ALEMANHA

Bárbara, Érika, Renata Costa e Tânia Maranhão; Simone Jatobá, Daniela Alves (Francielle), Formiga, Ester e Maycon; Marta e Cristiane (Fabiana)
Técnico: Jorge Barcellos.

Nadine Angerer, Kertstin Stegemann, Annike Kranh, Babett Peter, Ariane Hingst; Melaine Behringer (Fatmire Bajramaj), Renate Lingor, Simone Laudehr, Kerstin Garefrekes; Birgit Prinz e Anja Mittag (Celia Okoyino da Mbabi).
Técnico: Silvia Neid.

Gols: Birgit Prinz, aos 9 do primeiro tempo; Formiga, aos 43 do primeiro tempo; Cristiane, aos 3 do segundo tempo; Marta, aos 7 do segundo tempo; Cristiane, aos 30 do segundo tempo

Cartões amarelos: Renata Costa, Marta (BRA); Simone Laudehr (ALE)
Estádio: Estádio de Xangai, na China.
Data: 18/08/2008.
Árbitra: Eun Ah Hong (COR).
Auxiliares: Sarah Ho (AUS) e Hsiu Mei Liu (FOR).

Seleção feminina humilha Alemanha e está em mais uma final com os EUA
De virada, Brasil goleia por 4 a 1 e vai em busca do ouro. Formiga, Marta e Cristiane (duas vezes) garantem primeira vitória sobre a campeã mundial

Fonte: Thiago Lavinas
http://globoesporte.globo.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir