Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 18-08-2008

Emanuel dá susto, mas campeões batem dupla dos EUA
Após show de favoritos, Brasil garante presença na final olímpica de 2008
Emanuel dá susto, mas campeões batem dupla dos EUA
Foto: Agência/Reuters

Após a classificação sofrida para as quartas-de-final, Ricardo e Emanuel viveram um drama diferente nesta segunda-feira. O paranaense deu um susto no companheiro e no Brasil ao cair durante um bloqueio. Mas a tensão durou pouco, e os campeões olímpicos deram um show diante dos americanos Gibb e Rosenthal. A forte dupla americana deu trabalho, mas os brasileiros venceram por 2 a 0, parciais 21/18 e 21/16, garantindo a vaga nas semifinais das Olimpíadas.

Com a vitória da dupla, o Brasil mantém sua tradição no pódio olímpico do vôlei de praia. Na briga por uma vaga na decisão, Ricardo e Emanuel vão encarar os compatriotas Márcio e Fábio Luiz, que se classificaram após derrotarem os austríacos Gosch e Horst por 2 a 0, parciais de 22/20 e 21/17.

E outra dupla brasileira também vai brigar por medalha, já que Renatão e Jorge, que defendem a Geórgia com os nomes de Geor e Gia, garantiram sua vaga nas semifinais. Seus adversários serão os americanos Rogers e Dalhausser. Os dois confrontos serão realizados na próxima quarta-feira, em horário a ser definido.

Após se machucar, Emanuel faz defesa até com o cotovelo

A partida começou bem para os brasileiros, com duas cravadas de Ricardo. No entanto, logo no início, Emanuel subiu no bloqueio e sentiu o joelho esquerdo na aterrissagem. O jogo parou. O paranaense massageou o local e saiu mancando, mas decidiu continuar. Ricardo lhe deu um abraço de incentivo. Mas o presente veio com um bloqueio que acabou com a vantagem dos rivais: 8 a 8. Conhecido como "Block Machine" (Máquina de Bloqueios), o brasileiro fechou a rede: 15 a 12.

A torcida verde-amarela presente na Arena de Chaoyang se animou, empurrando a dupla. Em quadra, Ricardo e Emanuel davam motivos de sobra para empolgação: 17 a 13. Com dois bloqueios de Gibbs, os americanos encostaram (17 a 16), mas o talento brasuca falava mais alto. Emanuel chegou a fazer uma defesa com o cotovelo. E Ricardo parou Rosenthal na rede, fazendo o público aplaudir de pé: vitória por 21 a 18.

Ralis levantam público na Arena de Chaoyang

Na parcial seguinte, equilíbrio total. Determinados a buscar o empate, os americanos exigiram todo o esforço dos brasileiros. Inspirado, Rosenthal fez grandes defesas. Mas Ricardo e Emanuel estavam preparados. Com ataques variados, um "gigante" no bloqueio e outro na defesa os favoritos conseguiram se distanciar em 16 a 13. Os rivais tentaram reagir e as duplas protagonizaram três ralis eletrizantes. Os campeões mantiveram a calma e a perfeição nos bloqueios e na defesa. Levantaram o público e garantiram a vitória por 21 a 16. Merecidamente, foram aplaudidos de pé mais uma vez. Independentemente do vencedor da semifinal verde-amarela, a emoção está garantida.

Emanuel dá susto, mas campeões batem dupla dos EUA e se garantem nas semis
Após show de favoritos, Brasil garante presença na final olímpica de 2008

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir