Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 18-08-2008

Combates deixam 23 pessoas mortas entre tribos
Moradores da cidade de Khar, no Paquist�o, deixam suas casas ap�s conflitos tribais na regi�o. Cerca de 219 mil pessoas tiveram de evacuar seus lares
Combates deixam 23 pessoas mortas entre tribos
Foto: Anwarullah Khan/AP

Islamabad, 17 ago (EFE).- Pelo menos 23 pessoas, entre elas 16 supostos insurgentes, morreram hoje em combates entre tribos na demarca��o tribal de Kurram, no noroeste do Paquist�o, onde o Governo j� amea�ou lan�ar uma opera��o militar para deter a viol�ncia.

egundo o canal privado "Geo TV", os confrontos se intensificaram ap�s a chegada de fundamentalistas de outras partes do noroeste, que incendiaram tr�s povoados nas �ltimas 24 horas.

As tribos de Tori e Bangash trocaram fogo de artilharia e lan�aram m�sseis, em combates em que tamb�m ficaram feridas 15 pessoas.

Um l�der da tribo Tori, Ali Akbar, pediu ao Governo que lance uma opera��o militar imediatamente contra os insurgentes para colocar fim aos confrontos, que j� duram 11 dias.

Akbar acusou o Executivo de lan�ar ofensivas em outras partes do noroeste do Paquist�o e de deixar desamparada a popula��o de Kurram.

Uma fonte oficial situou ontem o n�mero total de mortos durante os combates em 182, por isso que as v�timas chegam agora a mais de 200.

As for�as de seguran�a paquistaneses j� est�o levando a cabo outra opera��o militar no conflituoso cinto tribal, na demarca��o de Bajaur, onde segundo dados oficiais divulgados pelo Governo j� morreram 472 insurgentes e 20 paramilitares h� mais de uma semana.

Apesar de ter assinado alguns acordos com grupos fundamentalistas - agora suspensos -, a pol�tica antiterrorista do Governo paquistan�s n�o conseguiu deter a viol�ncia no noroeste do Paquist�o.

Ap�s alguns primeiros compassos em que o Executivo p�s o acento nas negocia��es com os islamitas, nos �ltimos meses o Ex�rcito lan�ou v�rias opera��es no noroeste do pa�s, fronteiri�o com o Afeganist�o.

Combates deixam 23 pessoas mortas entre tribos do noroeste do Paquist�o.

Moradores da cidade de Khar, no Paquist�o, deixam suas casas ap�s conflitos tribais na regi�o. Cerca de 219 mil pessoas tiveram de evacuar seus lares. Segundo o governo paquistan�s, mais de 400 pessoas j� foram mortas (entre insurgentes, paramilitares e civis) desde que os combates tiveram in�cio h� 11 dias.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir