Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 18-08-2008

Incêndio destrói Cultura Artística
O prefeito Gilberto Kassab acompanha perícia em vistoria a ruínas do Teatro Cultura Artística, na região central de São Paulo
Incêndio destrói Cultura Artística
Foto: Almeida Rocha/Folha Imagem

CAMILA NEUMAM
da Folha Online

A diretora artística do Cultura Artística, Gioconda Bordon, estima que grande parte do patrimônio físico do teatro foi destruída em decorrência do incêndio que atingiu o prédio, localizado na altura do número 200 da rua Nestor Pestana, na região central de São Paulo, neste domingo (17).

Além da sala principal, a Esther Mesquita, com capacidade para 1.156 lugares, a aparelhagem técnica, de iluminação, palcos, platéia, todos os camarins e cenários das duas peças em cartaz foram completamente destruídas.

Dois pianos Steinway & Sons, de Hamburgo, --um deles doado pela família Baumgart e estimado em US$ 100 mil, e o outro comprado pela Secretaria de Estado da Cultura com o auxílio da Cesp (Companhia Energética de São Paulo)--, também devem ter sido devorados pelo fogo, segundo Bordon. Os pianos Steinway são conhecidos como os instrumentos de mais alta qualidade da área --e também os mais caros.

O Cobom (Corpo de Bombeiros) afirma ainda não ser possível determinar a causa do incêndio, que atingiu no começo da manhã as instalações do teatro. Inicialmente, uma explosão em um prédio vizinho ao teatro foi apontada como a causa do fogo, já extinto. As equipes dizem que devem fazer o trabalho de rescaldo durante todo o dia, e ainda assim não conseguir terminá-lo.

Além disso, engenheiros da Prefeitura de São Paulo vão fazer uma vistoria no local para saber se a estrutura do prédio foi comprometida.

Apesar da força das chamas, o painel de 48 metros de largura por 8 metros de altura assinado por Di Cavalcanti, que fica na fachada do teatro, não foi atingido. Histórico, o teatro Cultura Artística foi inaugurado em março de 1950 com a apresentação do maestro Heitor Villa-Lobos.

Luto

Mesmo sabendo que o estrago foi grande, Bordon afirma ainda ser muito cedo para falar qualquer coisa a respeito de prejuízos. "Não temos condições de entrar lá, a área está interditada e a perícia ainda não chegou para saber os danos de fato."

Segundo ela, o fogo pode ter começado no andar de cima, já que um dos guardas sentiu cheiro forte de fumaça vinda daquela direção, já quando atingia os últimos camarins. No entanto, a diretora descarta a possibilidade do fogo ter sido provocado pelas instalações do próprio teatro, que havia recebido perícia do corpo de bombeiros 15 dias antes.

Ainda de acordo com a diretora, a sala onde é mantido um rico acervo fonográfico pode ter se mantido intacta, pois é localizada próximo às salas administrativas e ao saguão, que, segundo os bombeiros, são áreas que não foram atingidas.

A sala Rubens Sverne, menor e com capacidade para 339 lugares, também não foi atingida, mas entra na estimativa de estragos por ter ficado alagada em virtude do trabalho dos bombeiros em apagar o fogo.

Sobre a possibilidade do incêndio ter sido proposital ou criminoso, Bordon afirma não ter nenhuma informação que leve a qualquer informação precisa.

A diretora foi informada sobre o incêndio pelo também diretor do teatro Pedro Herz, às 7h. "Fiquei sem palavras. Nunca havia perdido algo meu em uma calamidade, é algo terrível, muito triste. Estamos todos muito abalados."

Depois do cálculo dos estragos, o próximo passo da diretoria é ver como será feita a retomada das agendas, que estava programada com espetáculos até novembro. "Você não sabe o que fazer, é um luto estranho, e um momento muito difícil para ver as conseqüências dessa perda", disse a diretora.

Espetáculos

A notícia se espalhou rapidamente pelo meio artístico, facilitando a transferência do espetáculo da Orquestra Filarmônica de Liège, que se apresentaria no Cultura Artística amanhã (18) e na terça (19). "A orquestra chegou nesta madrugada, tínhamos que dar um jeito."

O evento foi transferido para o Teatro Municipal, na segunda-feira (18), às 21h, e para a Sala São Paulo, na terça (19), no mesmo horário. Quem já adquiriu os ingressos, podem apresentá-los na entrada dos teatros.

As apresentações das duas peças teatrais em cartaz no Cultura Artística, "O Bem Amado", com Marco Nanini, e "Toc Toc", de Alexandre Reinecke, estão canceladas neste domingo. Já as datas das próximas apresentações estão indefinidas. De acordo com a diretora, quem já comprou ingressos para apresentações futuras será ressarcido.

Incêndio destrói Cultura Artística; diretora do teatro fala em luto.

O prefeito Gilberto Kassab acompanha perícia em vistoria a ruínas do Teatro Cultura Artística, na região central de São Paulo; local foi atingido por incêndio na manhã de domingo (17).

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir