Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 18-08-2008

Haiti reporta 40 desaparecidos após tempestade Fay
Pedestres enfrentam chegada da tempestade Fay a Key West, no sul da Flórida (EUA)
Haiti reporta 40 desaparecidos após tempestade Fay
Foto: Rob ONeal/AP

da Efe, em Porto Príncipe

As autoridades haitianas estimaram nesta segunda-feira em 40 o número de passageiros desaparecidos de um ônibus que tentava atravessar as águas do rio Glace, na região de Beaumont. Desde ontem, a tempestade tropical Fay gerou chuvas intensas no país que elevaram o nível do rio.

O porta-voz da Defesa Civil, Sylvera Guillaume, afirmou que embora ainda não se saiba o número exato de passageiros do ônibus, acidentado ontem, 23 pessoas foram levadas ao hospital regional de Jeremie e se estima que outras 40 estejam desaparecidas.

"É provável que não encontremos os cadáveres", declarou Guillaume, destacando que o Glace é um rio "sem saída", cujo leito termina em um grande precipício.

"Não encontramos corpos, por isso falamos de desaparecidos", explicou uma fonte na direção da Defesa Civil na capital haitiana.

Equipes da Defesa Civil, da Cruz Vermelha e da ONG Médicos sem Fronteiras foram ao local do acidente para atender os feridos.

Rastro da tempestade

Mais cedo, um oficial das Nações Unidas em Porto Príncipe informou que dois bebês estavam entre as vítimas do ônibus.

Fay, a sexta tempestade tropical da temporada atlântica deste ano, deixou ao menos oito mortos no Haiti e na República Dominicana antes passar por Cuba nesta segunda-feira, em direção à Flórida, onde cerca de 25 mil turistas foram desalojados.

As autoridades cubanas retiraram quase 10 mil moradores de suas casas em cinco Províncias, fecharam portos e recolheram barcos de pesca do mar. Também foram suspensas as celebrações de Carnaval, na região central de Cienfuegos.

Haiti reporta 40 desaparecidos após tempestade Fay.

Pedestres enfrentam chegada da tempestade Fay a Key West, no sul da Flórida (EUA); Haiti estima que estejam desaparecidas 40 pessoas que viajavam em um ônibus que tentou cruzar rio durante a passagem da tempestade tropical pelo país.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir