Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 19-08-2008

Maurren e Keila avançam para a final e portuguesa está fora
Sem Naide Gomes, chances de ouro no salto em distância aumentam
Maurren e Keila avançam para a final e portuguesa está fora
Foto: Agência/EFE

A brasileira Maurren Maggi vai disputar a final do salto em distância com chances reais de medalha de ouro. Nesta segunda-feira, no Ninho do Pássaro, ela garantiu presença na disputa por medalha ao atingir 6,79m, segunda melhor marca entre as 12 finalistas. Além do bom desempenho, Maurren não terá na final da próxima sexta-feira, às 8h20m, a concorrência da portuguesa Naide Gomes, que decepcionou ao falha nas eliminatórias. Outra representante do Brasil, Keila Costa também vai disputar a final, com o oitavo melhor salto.

Na primeira tentativa, Maurren fez 6,68m e na seguinte, 6,79m. Com o desempenho das adversárias, ela constatou que garantiria a vaga entre as 12 finalistas e descartou o terceiro salto. A maior decepção ficou por conta da lusitana. Melhor marca do ano, 7,12m, alcançados no mês passado, e campeã mundial indoor, ela chegou com o status de favorita. Porém, queimou os dois primeiros saltos ao pisar na linha. Na última tentativa, pressionada, errou a passada na corrida e fez apenas 6,29m. A ausência de Naide não iludiu Maurren, detentora da quarta melhor marca do ano, 6,99m.

- Estou surpresa por ela fora e por outras que a gente não esperava e que entraram. Mas o nível continua alto - disse à reportagem do SporTV.

Keila Costa arrancou no último salto uma classificação. Queimou a primeira tentativa, fez apenas 6,44m no salto seguinte e finalmente marcou 6,62m. E ainda teve que secar as adversárias.

- Fiquei torcendo. Tomara que não passe, tomara que não passe... Comemorei um pouco antes porque vi que elas não iriam passar. Espero sexta-feira fazer bem melhor – comentou a brasileira, cuja melhor marca na carreira é 6,88m.

Além de Naide Gomes, a russa Tatyana Kotova, bronze em Atenas e no mundial de atletismo de 2007, também não avançou. Da 12 finalistas duas deverão lutar pelo ouro com Maurren. A russa Tatyana Lebedeva é a atual campeã olímpica e mundial. Este ano, porém, sua melhor marca é 6,88m. A americana Brittney Reese, melhor entre as finalistas, tem o quinto melhor salto do ano – 6,95m.

As classificadas para a final:

1ª Brittney Reese (EUA) – 6,87m
2ª Maurren Higa Maggi (BRA) – 6,79m
3ª Lyudmila Blonska (UCR) – 6,76m
4ª Tatyana Lebedeva (RUS) 6,70m
5ª Carolina Kluft (SUE) - 6,70m
6ª Grace Upshaw (EUA) – 6,68m
7ª Oksana Udmurtova (RUS) – 6,63m
8ª Keila Costa (BRA) – 6,62m
9ª Tabia Charles (CAN) – 6,61m
10ª Funmilayo Jimoh (EUA) – 6,61m
11ª Jade Johson (GBR) – 6,61m
12ª Chelsea Hammond (JAM) – 6,60m

Maurren e Keila avançam para a final e portuguesa favorita está fora
Sem Naide Gomes, chances de ouro no salto em distância aumentam

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir