Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 19-08-2008

Comitê chinês pede desculpas a Fabiana
Segundo Bocog, atleta deveria ter conferido as varas antes da competição
Comitê chinês pede desculpas a Fabiana
Foto: Ivo Gonzalez/AGÊNCIA O GLOBO

O Comitê Organizador das Olimpíadas de Pequim (Bocog) enviou, nesta terça-feira, um ofício à missão brasileira, pedindo desculpas pelo sumiço da vara de Fabiana Murer durante as finais do salto do com vara. No documento, apesar de assumir o erro, o Bocog afirma que a brasileira tem parcela de culpa, e que deveria ter conferido seu material antes da prova.

O ofício não convenceu o chefe do atletismo brasileiro em Pequim, Martinho Nobre:

- Foi só meia desculpa, porque eles acabam responsabilizando a Fabiana - disse, por telefone, ao GLOBOESPORTE.COM.

Entenda a confusão:

Ao se preparar para saltar 4,55m, Fabiana percebeu que a vara que utilizaria para a tentativa não estava junto com as outras. Desesperada, a brasileira ficou parada na pista de salto durante alguns momentos, pedindo que a disputa fosse interrompida até que sua vara fosse encontrada.

A competição foi paralisada por alguns minutos, e Fabiana Murer aproveitou para procurar, sem sucesso, a vara nos tubos de outras atletas. A brasileira, enfim, decidiu não saltar os 4,55m e passar direto para os 4,65m. Ainda abalada, ela acabou derrubando o sarrafo nas três tentativas.

A vara só foi encontrada depois da prova, por volta das 23h30m (horário de Pequim), no depósito onde ficam as varas das eliminadas.

Comitê chinês pede desculpas a Fabiana, mas aponta falha da saltadora brasileira
Segundo Bocog, atleta deveria ter conferido as varas antes da competição

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir