Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 19-08-2008

Márcio e Fábio Luiz surpreendem atuais campeões
Dupla passa por Ricardo e Emanuel e se prepara para encarar americanos
Márcio e Fábio Luiz surpreendem atuais campeões
Foto: Agência/Reuters

Mais um favorito brasileiro está fora da briga pelo ouro nas Olimpíadas de Pequim. Desta vez, no entanto, a notícia não é ruim para o país, já que uma dupla verde-amarela vai brigar pelo título. Em sua melhor partida nos Jogos de Pequim, Márcio e Fábio Luiz derrotaram os atuais campeões olímpicos, Ricardo e Emanuel, por 2 a 0, parciais de 22/20 e 21/18.

Agora, os vencedores vão disputar a final contra os americanos Rogers e Dalhausser, que passaram pelos também brasileiros Renatão e Jorge, representantes da Geórgia com os nomes de Geor e Gia. O duelo pelo ouro será realizado na próxima sexta-feira, à meia-noite (de Brasília). Já Ricardo e Emanuel disputam o bronze com os "georgianos" no dia anterior, às 22h.

Na China da Grande Muralha, a expectativa era de uma disputa entre os dois paredões brasileiros, Ricardo e Fábio Luiz. Porém, em um dia pouco inspirado de Ricardo na rede, Márcio e Fábio Luiz dominaram o placar durante quase toda a partida. Após machucar o joelho durante as quartas-de-final, Emanuel não conseguiu segurar as pancadas dos adversários. Os pentacampeões mundiais venderam caro a derrota e ensaiaram reações no fim dos dois sets. Mas cometeram erros em momentos decisivos. Após seis vitórias em 16 confrontos internacionais, Márcio e Fábio conseguiram bater os compatriotas na partida mais importante de suas vidas.

"A Muralha" se impõe no bloqueio

Com um saque forte e Fábio Luiz concentrado no bloqueio, a dupla número 2 do Brasil saiu na frente. Conhecido como "Block Machine" ("Máquina de Bloqueios"), Ricardo não conseguia vencer o duelo contra o compatriota, conhecido como "A Muralha", na rede. Visivelmente irritado, o baiano viu os adversários abrirem 14 a 8 no placar. No entanto, com o duelo em 19 a 16 para Márcio e Fábio, os favoritos ensaiaram uma reação. Fábio Luiz não conseguiu defender um saque de Ricardo e foi direto para o banco, sem pedir tempo para a arbitragem. Além de uma bronca do juiz, o capixaba levou um cartão amarelo, em um momento de descontrole que durou pouco. Os atuais campeões empataram em 19 a 19, mas um erro de Ricardo no ataque assegurou a vitória para Márcio e Fábio por 22 a 20.

O cearense e o capixaba não diminuíram o ritmo na parcial seguinte e continuaram virando todas as bolas. Ricardo e Emanuel tentavam de tudo, mas não conseguiam usar o bloqueio e o contra-ataque para buscar o empate. Após dois erros do paranaense, Márcio e Fábio abriram três pontos de vantagem (8 a 5) e mantiveram seu domínio até o fim do set. Mais uma vez, os pentacampeões mundiais ensaiaram uma reação e diminuíram a desvantagem de três pontos (19 a16) para apenas um (19 a 18). Mas era dia de Márcio e Fábio. Com um ataque para fora de Ricardo, a dupla selou a vitória por 21 a 18. Em vão, o baiano reclamou da marcação dos juízes. Seus compatriotas, que chegaram a Pequim desacreditados após uma campanha ruim em 2008, se garantiram na final pela primeira vez.

Márcio e Fábio Luiz surpreendem atuais campeões e se classificam para a decisão.
Dupla passa por Ricardo e Emanuel e se prepara para encarar americanos

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir