Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-08-2008

Morre o roteirista Leopoldo Serran, de Bye bye Brasil
Fam�lia pretende lan�ar livro in�dito e colet�nea de textos
Morre o roteirista Leopoldo Serran, de Bye bye Brasil
Foto: Guilherme Serran/Arquivo pessoal

O roteirista carioca Leopoldo Serran, de 66 anos, morreu na madrugada desta quarta-feira (20), no Rio de Janeiro. Serran � um dos mais importantes nomes do cinema nacional. S�o dele os roteiros de filmes como "Dona Flor e seus dois maridos" (1976), "Bye bye Brasil" (1979), "Gabriela, cravo e canela" (1983) e "O que � isso companheiro?" (1997).

Serran sofria de c�ncer e, em seu �ltimo m�s de vida, estava sob os cuidados da ex-mulher, Leonor, m�e de seus dois filhos, Guilherme e Paolo. O corpo do roteirista foi enterrado no come�o desta tarde, no cemit�rio S�o Jo�o Batista, no bairro de Botafogo.

Segundo Guilherme, a fam�lia pretende lan�ar o livro "O pen�ltimo caso", trabalho in�dito do roteirista, que tamb�m � autor da obra "Arara carioca" (2007). "Pretendemos fazer uma pesquisa de textos in�ditos do meu pai para organizar uma colet�nea. Ainda � cedo, mas j� come�amos a pensar neste projeto", contou o filho do roteirista.



Poeta
O cineasta Cac� Diegues produziu em parceria com Serran seu texto de estr�ia no cinema nacional, "Ganga Zumba, rei dos Palmares" (1963). A dupla se conheceu ainda na juventude, nos anos de faculdade na PUC do Rio. "Foi um grande amigo e � sem d�vida o maior roteirista da minha gera��o", afirmou o diretor ao G1.



A parceria Diegues-Serran se estendeu para outras produ��es, como "A grande cidade" (1965) e "Bye bye Brasil" (1979). "Ele n�o foi apenas um roteirista brilhante, mas tamb�m um �timo escritor e poeta", completou o cineasta.


Al�m do cinema, Serran tamb�m escreveu textos para a televis�o. O roteirista assinou trabalhos de sucesso como as miniss�ries "Engra�adinha... Seus amores e seus pecados" (1995) e "Carga pesada" (2003).

Sua �ltima contribui��o para o cinema foi o roteiro do filme "Onde anda voc�" (2004), do diretor S�rgio Rezende. Entre os v�rios pr�mios que recebeu, est� o de "melhor roteiro" pela Associa��o Paulista de Cr�ticos de Arte (APCA), gra�as ao filme "A estrela sobe" (1974).

Morre o roteirista Leopoldo Serran, de Bye bye Brasil. Fam�lia pretende lan�ar livro in�dito e colet�nea de textos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir