Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 21-08-2008

"Vi corpos espalhados por todos os lados", diz sobrevivente
Parente de v�tima do acidente com o avi�o da Spainair, em Madri, Espanha, recebe informa��es da companhia a�rea no aeroporto de Barajas

Foto: Reuters

"Quando levantei a cabe�a, s� vi corpos espalhados por todos os lados, em meio � fuma�a", contou Ligia Palomino, uma das 19 sobreviventes do acidente a�reo de ontem (20), no aeroporto de Madri, no qual morreram 153 pessoas, em uma entrevista publicada nesta quinta-feira pelo jornal espanhol "El Pa�s".

Ligia, que � m�dica de emerg�ncias, conta ter ouvido um "ru�do horr�vel" antes da colis�o do avi�o. Ela diz ter ficado semiconsciente por alguns instantes ap�s o impacto e s� ter despertado totalmente depois da explos�o dos tanques de combust�vel do avi�o MD-82 da companhia Spanair.

A irm� de Ligia, Fernanda, disse que ela telefonou de dentro da ambul�ncia que a levou para o hospital. "Meu telefone tocou e era ela me dizendo que o avi�o havia explodido, mas que estava bem e que n�o precis�vamos nos preocupar", contou Fernanda.

Ligia Palomino teve queimaduras e cortes superficiais no rosto e foi operada por causa de uma fratura do f�mur esquerdo. Ela viajava com seu companheiro, Jos�, e sua cunhada, Gema. Os tr�s passariam uma semana de f�rias nas Ilhs Can�rias, para onde o avi�o se dirigia. Jos� est� internado, sem risco de morrer. Gema ainda n�o tinha sido localizada quando Ligia conversou com a imprensa.

O acidente
O acidente ocorreu pouco antes das 15h locais (10h de Bras�lia), quando o avi�o, um McDonnell Douglas MD82 da companhia Spanair com destino a Las Palmas, nas Ilhas Can�rias, com 164 passageiros e nove tripulantes a bordo, caiu perto de uma das pistas do aeroporto madrilenho de Barajas e pegou fogo logo ap�s tentar decolar.

A aeronave saiu da pista no Terminal 4 do aeroporto de Barajas, em Madri, depois de fazer um pouso de emerg�ncia logo ap�s a decolagem. O piloto tentou voar novamente por alguns metros antes do acidente.A ministra espanhola do Desenvolvimento, Magdalena Alvarez, afirmou nesta quinta-feira que ser�o necess�rios dois dias para identificar os corpos dos 153 mortos no acidente.

Hist�rico
Nos �ltimos dez anos, 42 pessoas morreram em acidentes a�reos no pa�s. O �ltimo acidente de grande propor��es aconteceu em Bilbao em 19 de fevereiro de 1985, quando morreram 148 pessoas. O pior de todos aconteceu em 27 de mar�o de 1977 no aeroporto de Los Rodeos, em Tenerife, onde o choque de aeronaves matou 583 pessoas.

* Com ag�ncias internacionais

"Vi corpos espalhados por todos os lados", diz sobrevivente de acidente na Espanha.

Parente de v�tima do acidente com o avi�o da Spainair, em Madri, Espanha, recebe informa��es da companhia a�rea no aeroporto de Barajas. Um dos 19 sobreviventes do acidente contou que viu corpos espalhados por todos os lados.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir