Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 21-08-2008

Teatro foi atingido por um incêndio
Cultura Artística recebe pedidos para que teatro seja reconstruído no mesmo local
Teatro foi atingido por um incêndio
Foto: Odival Reis/Diário de S. Paulo

O superintendente da Sociedade Cultura Artística, Gérald Perret, disse ter recebido muitos telefonemas e e-mails pedindo que o teatro seja reconstruído no mesmo local, no Centro de São Paulo. O Teatro Cultura Artística foi atingido por um incêndio que destruiu grande parte de sua estrutura no último domingo (17). "A decisão é que vamos reconstruir o teatro, não sei se lá, se em outro lugar, mas a gente sente um carinho todo especial por aquele lugar", afirmou.

Apesar da entidade desejar que ele seja reconstruído no mesmo local, a possibilidade de mudar de região foi levantada.

Perret diz ter se surpreendido com as manifestações após o incêndio no teatro. De acordo com ele, muitos artistas e profissionais do teatro chamam o local de "nossa casa". "Isso me surpreendeu porque, ao invés das pessoas chamarem de Cultura Artística, chamam de nossa casa. Todo mundo usa essa palavra e foi uma descoberta ver o carinho que as pessoas têm por aquele local", contou.

Ele disse que ainda não sabe quando a perícia irá liberar o prédio para a retirada do entulho e para que seja feita a proteção do painel do artista Di Cavalcanti, que fica na fachada do teatro. "Ainda está muito quente. A idéia seria manter ele [o painel] lá, mas vai precisar de uma reforma. A firma que produz as pastilhas se colocou à disposição. O painel está nítido. Se você passar na frente do teatro, tem a impressão que não aconteceu nada. Toda a parte frontal parece sólida", afirmou.

O superintendente disse ainda que é necessário esperar para saber se será possível manter a fachada, ou se será preciso demolir. "Eles falam que, no resfriamento, poderiam aparecer rachaduras", afirmou. Em uma reunião realizada na quarta-feira (20) em um hotel de São Paulo, a sociedade conversou sobre o destino do teatro. "Está tudo na base de estudos de idéias, de saber quando tudo vai acontecer."

Perret diz que as causas do incêndio ainda são "uma incógnita total". "No fundo são casas um pouco frágeis, porque vão mudando os espetáculos, a luz muda de lugar, teatro sempre tem muito tecido, veludos imensos pendurados, mas não temos a menor idéia", afirmou.

Ligações elétricas
Mais de 200 fotostiradas três meses antes do incêndio por um arquiteto para um trabalho de pós-graduação na Universidade de São Paulo (USP) podem ajudar a esclarecer o incêndio que destruiu o teatro. Elas mostram que na sala principal havia cabos de energia em paredes com muita umidade. O quadro de luz estava na mesma situação.

"Se tiver algum fio desencapado aqui dentro (do teatro), o risco é grande", disse o arquiteto Anderson Schimidt. As fotos do arquiteto vão constar no inquérito que investiga o incêndio, segundo a polícia. Em uma das imagens, o registro de um buraco aberto na parede para fazer uma ligação elétrica irregular. "É tipo um gato, né? Trocando em miúdos", disse o arquiteto.

O superintendente questionou, em entrevista ao G1, se as fotos do arquiteto retratariam mesmo o interior do Cultura Artística. "Podem ser como podem ser do Metropolitan de Nova York. Nunca vimos ele no teatro", ironizou. "Nós estávamos totalmente dentro das normas estipuladas, porque, se não, não teríamos licença para funcionamento", disse o administrador do teatro, Paulo Calux.

Cultura Artística recebe pedidos para que teatro seja reconstruído no mesmo local
Superintendente diz que ficou surpreso com manifestações por telefone e e-mail.
Teatro foi atingido por um incêndio que destruiu grande parte de sua estrutura.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir