Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-08-2008

Tempestade tropical Fay atinge Flórida pela 3ª vez na semana
Homem atravessa rua levando barco, no estado norte-americano da Flórida
Tempestade tropical Fay atinge Flórida pela 3ª vez na semana
Foto: AP

da Associated Press, em Port St. Lucie, Flórida

Chuvas torrenciais causadas pela lenta tempestade tropical Fay desencadearam mais inundações no Estado da Flórida nesta quinta-feira, deixando casas e rodovias submersas e forçando moradores a deixarem suas casas.

Apesar da Fay ter permanecido praticamente parada durante a noite, serviços de previsão do tempo esperam que a tempestade continue numa trajetória em ziguezague e chegou à costa da Flórida pela terceira vez na semana.

A tempestade, que vem ameaçando a costa nordeste da Flórida, castigou repetidamente a região com fortes chuvas. A Fay também pode atingir o Estado vizinho da Geórgia, mas não é provável que ela atinja o nível de furacão.

A polícia recebeu muitas ligações de moradores que avistaram jacarés, cobras e outros animais nos bairros alagados. Nenhuma morte foi relatada na Flórida devido à tempestade, que causou ao menos 20 mortes nas ilhas do Caribe.

A Fay pairou próxima a costa da Flórida por horas na manhã desta quinta-feira. Às 11h da manhã no horário local (meio-dia no horário de Brasília), o centro da tempestade estava praticamente parado, a cerca de 24 km ao sudeste da cidade de Daytona Beach. É esperado que ela se mova lentamente rumo à costa até o fim do dia, trazendo fortes chuvas ao norte da Flórida e sul da Geórgia.

Os ventos atingiram a velocidade de 97 km/h. O Centro Nacional de Furacões dos EUA informou que é possível que a força da tempestade aumente enquanto ainda está sobre o mar, mas ao atingir a terra os ventos devem diminuir.

A tempestade errática, que já havia devastado a região caribenha, atingiu pela primeira vez os EUA na segunda-feira, no sul da Flórida, atravessou o Estado, e então parou. Por boa parte da quarta-feira, a tempestade mal se moveu, despejando chuva na costa central da Flórida.

A polícia e a Guarda Nacional estão evacuando os moradores das áreas inundadas. Vários lagos transbordaram e alagaram casas. O governador da Flórida Charlie Crist afirmou que "esta tempestade está se tornando catastrófica". As águas atingiram até 1,5 metro de altura em algumas áreas.

Cerca de 10 mil casas ficaram sem energia no condado de Brevard, onde fica o Centro Espacial Kennedy da Nasa, que está fechado.

O serviço de previsão do tempo afirma que a Fay pode despejar até 76 centímetros de chuva na região.

Tempestade tropical Fay atinge Flórida pela 3ª vez na semana.

Homem atravessa rua levando barco, no estado norte-americano da Flórida. Chuvas torrenciais causadas pela lenta tempestade tropical Fay desencadearam mais inundações no Estado da Flórida nesta quinta-feira, deixando casas e rodovias submersas e forçando moradores a deixarem suas casas.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir