Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-08-2008

Umidade do ar melhora em São Paulo
Vista do Parque do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, que registrou ontem índice de umidade do ar de apenas 16%, o mais baixo do ano
Umidade do ar melhora em São Paulo
Foto: Nelson Antoine/Foto Arena/AE

da Folha Online

A umidade relativa do ar em São Paulo teve uma pequena melhora nesta quinta-feira, em relação ao dia mais seco do ano, registrado ontem (20) na cidade. No entanto, de acordo com medições do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), a cidade permanece em estado de atenção: o índice mais baixo hoje foi de 25% em Parelheiros (zona sul), por volta das 16h.

Já o nível mais baixo de umidade registrado pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), no medidor do Mirante de Santana (zona norte), foi de 26%, também por volta das 16h.

Os índices de umidade melhoraram nesta quinta-feira devido à força dos ventos que afetaram a cidade, segundo o CGE. Mesmo com os ventos, a temperatura continuou alta em São Paulo e os termômetros chegaram a marcar 29ºC na tarde de hoje.

De acordo com o CGE e o Inmet, uma frente fria deve chegar ao Estado nesta sexta-feira (22) e deve trazer chuvas para todo Estado, principalmente na Grande São Paulo e litoral.

Amanhã o dia ainda começa com sol e temperaturas em elevação. A máxima prevista para São Paulo é de 28ºC. A nebulosidade deve aumentar no final da tarde, com chuvas em pontos isolados da cidade. A umidade deve aumentar e os ventos vão favorecer na dispersão dos poluentes, melhorando a qualidade do ar.

Saúde

A OMS alerta que índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% caracterizam estado de atenção; de 20% a 12%, estado de alerta; e abaixo de 12%, estado de alerta máximo.

Os principais efeitos da baixa umidade são secura na garganta e nos olhos e problemas respiratórios.

Com a baixa umidade, a recomendação é a de interromper atividades físicas ao ar livre das 11h às 15h, por causa da combinação entre ar seco e a maior incidência de poluentes; e para ingerir muito líquido, para evitar desidratação.

Umidade do ar melhora, mas baixo índice mantém SP em estado de atenção.

Vista do Parque do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, que registrou ontem índice de umidade do ar de apenas 16%, o mais baixo do ano. De acordo com medições do Centro de Gerenciamento de Emergências, a cidade permanece em estado de atenção: o índice mais baixo hoje foi de 25% em Parelheiros (zona sul), por volta das 16h.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir